Estudantes da zona rural participam da ‘3ª edição da Gincana Pró-Saeb’ promovida pela Prefeitura de Manaus

Com o objetivo de preparar os estudantes para o Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb), de forma dinâmica e participativa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou a “3ª edição da Gincana Pró-Saeb 2025”. A atividade reuniu estudantes do 9º ano das escolas municipais Tereza Cordovil Guimarães e Francisca Campos, localizadas na zona rural da capital amazonense. 

Durante a ação, os alunos participaram de atividades em grupo e individuais com foco nos descritores críticos de língua portuguesa e matemática. Por meio da gamificação, foram aplicadas dinâmicas como “Quebra-Cuca de matemática”, “Caixa Mágica”, “Quiz com Resolução”, jogos de cartas sobre conjunções e outros desafios, promovendo o aprendizado de forma lúdica, colaborativa e estimulando o raciocínio lógico, cálculos, leitura e interpretação. 

De acordo com a professora e coordenadora de linguagem, Larissa Batista, a gincana Pró-Saeb integra o calendário letivo da Semed e tem como foco fortalecer o aprendizado dos alunos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) rural.  

“A ‘Gincana Pró-Saeb 2025’ faz parte da DDZ rural, que busca intensificar a preparação dos estudantes para o Saeb, promovendo uma educação mais dinâmica e participativa. Aqui, todos saem ganhando em conhecimento”, destacou Larissa. 

Anna Couto, do 9º ano, aluna da escola municipal Francisca Campos, destacou a animação e o aprendizado proporcionados pela gincana, que envolveu desafios físicos e de conhecimento. “A minha experiência na gincana está sendo muito boa e proveitosa. Acredito que tanto eu quanto meus colegas estamos aproveitando bastante, interagindo, socializando e, o mais importante, aprendendo que é o principal objetivo da programação de hoje”, afirmou a estudante

Para o pedagogo Raimundo Costa, da escola municipal Tereza Cordovil, que acompanha o processo educativo dos estudantes da zona rural, a participação dos alunos foi motivo de orgulho. 

“Foi uma participação excepcional. Os alunos demonstraram muito empenho, criatividade e, acima de tudo, um forte espírito de equipe. A gincana não é apenas um momento de lazer, mas também uma oportunidade de desenvolver habilidades como cooperação, liderança e respeito às diferenças”, comentou Raimundo. 

O evento foi encerrado com um duelo de queimada feminino e uma partida de futebol masculino, que definiu o desempate e celebrou o trabalho em equipe, a UNIÃO dos alunos e o espírito esportivo. 

— — —

Texto – Thalia Rodrigues /Semed 

Fotos – Divulgação/ Semed 

Compartilhe este arquivo