Um projeto em análise na Câmara dos Deputados prevê uma mudança na forma de ingresso nas universidades públicas. Pela proposta, a conclusão do ensino médio seria suficiente para garantir o acesso ao ensino superior público, sem a necessidade de aprovação em vestibular.
O texto altera a função tradicional das provas de seleção. Em vez de definir quais estudantes ocuparão um número limitado de vagas, o vestibular deixaria de ser o mecanismo responsável por restringir a entrada nas instituições públicas. A proposta, portanto, desloca o centro da discussão para a capacidade de atendimento das universidades.
A medida ainda depende da tramitação no Congresso Nacional e não modifica as regras atualmente aplicadas pelas universidades públicas. Enquanto o projeto não for aprovado e convertido em lei, os processos seletivos seguem obedecendo à legislação em vigor e às normas de cada instituição.
Conclusão do ensino médio como critério de ingresso
O ponto central do projeto é a ligação direta entre a certificação do ensino médio e o acesso à universidade pública. O estudante que concluísse essa etapa da educação básica passaria a ter garantido o direito de ingressar no ensino superior público, segundo o desenho previsto no texto.
Com isso, a conclusão da educação básica deixaria de ser apenas uma condição para disputar uma vaga e passaria a funcionar como etapa de transição para a universidade. A seleção por desempenho em uma prova específica deixaria de definir quem poderia entrar nas instituições públicas.
A proposta não trata o vestibular apenas como uma avaliação acadêmica. O exame é apresentado como o instrumento que, na prática, organiza a disputa por vagas escassas. Ao retirar essa função, o projeto estabelece uma lógica de acesso universal, na qual a universidade teria de receber os concluintes do ensino médio.
Impacto sobre a organização das universidades
A mudança prevista não se limita à substituição de uma prova por outro procedimento. O acesso universal exigiria que as universidades públicas planejassem a oferta de ensino de acordo com o número de estudantes aptos a ingressar.
Esse planejamento alcançaria a quantidade de vagas, a organização das turmas e a estrutura necessária para atender a novos alunos. Também envolveria a forma de distribuição dos estudantes entre cursos e unidades, conforme as condições de funcionamento de cada instituição.
Hoje, a seleção estabelece uma relação entre o número de vagas oferecidas e o contingente de candidatos. A proposta analisada pela Câmara rompe com essa lógica ao colocar a capacidade de atendimento no centro do modelo. A universidade não seria mais responsável apenas por selecionar os aprovados, mas por organizar o atendimento de todos os estudantes abrangidos pela regra.
O texto, conforme apresentado na Câmara, trata a alteração como uma mudança estrutural no acesso ao ensino superior público. A implementação dependeria da adaptação das instituições a uma demanda que deixaria de ser limitada pela quantidade de aprovados em um processo seletivo.
O que deixaria de acontecer com o vestibular
Na configuração prevista pelo projeto, o vestibular não seria mais utilizado para separar os estudantes que poderiam ingressar dos que ficariam fora da universidade pública. A prova deixaria de cumprir a função de filtro de acesso.
Isso não significa, por si só, que todas as demais regras acadêmicas das universidades seriam eliminadas. O projeto é apresentado como uma alteração no ingresso e na relação entre a conclusão do ensino médio e a entrada no ensino superior. As instituições ainda precisariam organizar seu funcionamento de acordo com as normas aplicáveis.
A proposta também não deve ser confundida com uma mudança já vigente. O projeto está em fase de análise legislativa, e sua eventual aprovação dependerá do andamento da matéria na Câmara e das demais etapas do processo legislativo. Até que isso ocorra, o vestibular continua sendo uma das formas de seleção adotadas pelas universidades públicas, ao lado de outros mecanismos previstos na legislação.
Debate passa da seleção para a oferta
O modelo proposto altera o principal problema a ser enfrentado pelo sistema público de ensino superior. Em vez de concentrar a discussão na escolha dos candidatos, a política de acesso teria de lidar com a ampliação da oferta educacional.
O número de concluintes do ensino médio passaria a ter relação direta com a necessidade de vagas no ensino superior público. As universidades teriam de projetar sua capacidade para atender a esse público, e não apenas para preencher uma quantidade previamente estabelecida de lugares.
A proposta, assim, associa o direito de acesso à responsabilidade de planejamento das instituições. A conclusão do ensino médio seria o marco para a entrada, enquanto a organização da rede universitária teria de responder à demanda decorrente desse novo critério.
Essa alteração também mudaria o papel das políticas de expansão universitária. O foco deixaria de ser apenas a abertura de vagas suficientes para determinados processos seletivos e passaria a incluir a estrutura necessária para assegurar o atendimento universal previsto no projeto.
Projeto ainda está em tramitação
O texto não produz efeitos imediatos. Por estar em análise na Câmara dos Deputados, ainda poderá passar por etapas de discussão, alterações e votação antes de qualquer eventual mudança nas regras de ingresso.
Até a conclusão da tramitação, permanecem válidos os procedimentos atualmente adotados pelas universidades públicas. Cada instituição continua responsável por definir seu processo de seleção dentro dos limites legais, com oferta de vagas e critérios estabelecidos para os cursos.
Se aprovado, o projeto transformará a forma como o acesso ao ensino superior público é organizado. A conclusão do ensino médio deixaria de ser apenas uma exigência educacional anterior à disputa por uma vaga e passaria a representar, nos termos da proposta, a condição para o ingresso universal.
A consequência mais ampla seria a necessidade de compatibilizar o direito previsto no texto com a capacidade de atendimento da rede pública. A universidade passaria a planejar sua estrutura a partir da demanda dos concluintes do ensino médio, em um modelo que substitui a seleção por vagas pela organização do acesso.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.


