Semsa de Manaus esteve em Recife nos dias 22 e 23/6 para discutir diretrizes da política nacional de saúde bucal da pessoa idosa.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou nos dias 22 e 23/6 da oficina “Saúde Bucal da Pessoa Idosa: construindo estratégias para a efetivação da Política Nacional de Saúde Bucal”, realizada em Recife (PE). O encontro reuniu pesquisadores, especialistas e gestores de todo o Brasil para debater o cuidado e a atenção à saúde bucal da pessoa idosa.
Participação de Manaus e reconhecimento
A gerente de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Cláudia Carvalho, representou a secretaria na oficina. Segundo ela, o convite foi um reconhecimento dos avanços e dos resultados obtidos pela gestão municipal na saúde bucal nos últimos anos, com ações que abrangem atenção primária e especializada e atendem diferentes ciclos de vida, incluindo crianças, gestantes e mulheres vítimas de violência doméstica.
Cláudia informou que a Semsa possui um protocolo de cuidado com foco na pessoa idosa, elaborado em 2018 pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, chefiado por Eliny Rocha, e que contém um capítulo dedicado à saúde bucal dos idosos. “Com tudo isso, o ministério viu que tínhamos com o que contribuir na construção coletiva dessa política no país”, afirmou.
Atividades e eixos temáticos
Durante os dois dias, a programação incluiu palestras, debates e grupos de trabalho. O objetivo foi elaborar propostas de diretrizes e estratégias mais efetivas e inclusivas para o cuidado integral da pessoa idosa e fortalecer a Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente.
As atividades foram organizadas em quatro eixos: a saúde bucal da pessoa idosa e a formação profissional em saúde bucal; o controle social e a garantia do direito da pessoa idosa à saúde bucal; a organização da rede de Atenção Primária para o cuidado integral da pessoa idosa; e a saúde bucal da pessoa idosa no cuidado domiciliar e cuidados paliativos. Cláudia relatou que esses eixos norteiam o documento final elaborado a partir da oficina e que servirá de base para a política nacional.
Posicionamento do Ministério da Saúde e articulação regional
O coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Lucena, participou do evento em Recife e ressaltou a necessidade de discutir políticas públicas específicas para a saúde bucal da pessoa idosa diante do crescimento da população idosa no país. “Que nós possamos transformar essa oficina em maior acesso e melhor qualidade de vida para a população”, disse o coordenador-geral.
Edson Hilan Lucena esteve em Manaus no início deste mês para participar do “Seminário de Saúde Bucal dos Povos da Floresta e das Águas”, promovido pelo Core Brasil com apoio da Semsa, e conheceu a Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Ney Lacerda, gerenciada pela secretaria.
Parcerias e organização do evento
A oficina foi promovida pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). Pesquisadores, gestores e especialistas do país participaram para construir, de forma coletiva, as diretrizes discutidas.
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#saudebucaldapessoaidosa, #manaus, #semsa, #ministeriodasaude, #recife, #oficina, #politicanacionaldesaudebucal, #brasilsorridente, #claudiacarvalho, #edsonhilanlucena, #elinyrocha, #protocolo2018, #atencaoprimaria, #cuidadodomiciliar, #cuidadospaliativos, #palestras, #gruposdetrabalho, #ufpe, #crope, #abeno
Publicado em: 24/06/2026 às 12:14

