Uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados cria uma hipótese específica para a contratação direta de planos de saúde sem fins lucrativos por órgãos públicos. O texto aprovado em comissão altera a Lei de Licitações para incluir esse tipo de contratação entre as situações em que a administração pública pode dispensar a disputa entre fornecedores.
A medida não libera indistintamente a contratação direta de qualquer operadora. A possibilidade prevista está vinculada à natureza sem fins lucrativos da entidade responsável pelo plano de saúde. Com isso, o caráter jurídico e econômico da operadora passa a ser o elemento que diferencia essa modalidade de contratação dentro da regra proposta.
O que está previsto no texto
O projeto estabelece que órgãos e entidades públicas poderão contratar, sem licitação, planos de assistência médica operados por entidades sem fins lucrativos. A previsão será incorporada ao conjunto de hipóteses de contratação direta da Lei de Licitações caso a proposta avance nas etapas seguintes do processo legislativo e seja convertida em norma.
A mudança trata de contratos destinados à prestação de assistência à saúde. Na prática, o texto cria uma regra própria para situações em que o poder público busca oferecer cobertura médica por meio de uma entidade cuja atuação não tem a distribuição de lucro entre seus objetivos.
A aprovação ocorreu em uma comissão da Câmara. Portanto, o texto ainda integra o processo legislativo e não representa, por si só, uma alteração definitiva na legislação em vigor. A proposta deverá seguir o rito previsto para sua tramitação antes de eventual transformação em lei.
Critério está ligado à natureza da operadora
O ponto central da proposta é a exigência de que o plano seja administrado por entidade sem fins lucrativos. Essa característica passa a funcionar como requisito para o enquadramento na nova hipótese de contratação direta.
O texto, segundo a matéria da Agência Câmara de Notícias, trata de entidades que não distribuem resultados a sócios ou acionistas. A regra foi formulada para alcançar operadoras com perfil filantrópico ou sem finalidade lucrativa, sem estender automaticamente o mesmo tratamento a empresas que atuam com objetivo de obter e distribuir lucro.
Essa distinção é relevante porque a contratação pública de serviços normalmente depende de procedimento competitivo, conforme as regras aplicáveis às compras e aos contratos administrativos. Ao estabelecer uma exceção para determinado tipo de entidade, a proposta delimita o alcance da contratação direta a partir do perfil jurídico da operadora.
Relação com a Lei de Licitações
A Lei de Licitações prevê situações em que a administração pode contratar diretamente, sem realizar uma competição entre interessados. Essas hipóteses precisam estar expressamente previstas na legislação e obedecer às condições exigidas para cada caso.
A proposta analisada pela Câmara inclui os planos de saúde sem fins lucrativos nesse conjunto de possibilidades. O objetivo do texto é dar tratamento específico aos contratos de assistência médica celebrados por órgãos públicos com entidades que não têm finalidade lucrativa.
A inclusão não elimina a necessidade de observância das regras administrativas aplicáveis à contratação direta. Mesmo quando a licitação é dispensada, o órgão público deve formalizar o processo correspondente e justificar a escolha, nos termos da legislação. A proposta, conforme apresentada na matéria de origem, cria a hipótese específica, mas não transforma a contratação em ato sem requisitos ou controles.
Também não se trata de autorização geral para que qualquer órgão público escolha livremente um plano de saúde. O enquadramento dependerá do atendimento às condições previstas na legislação e da comprovação de que a entidade contratada corresponde ao perfil definido pelo texto.
Impacto para órgãos públicos
Se aprovada nas etapas seguintes e entrar em vigor, a medida poderá alterar o caminho utilizado por órgãos públicos para contratar assistência médica com entidades sem fins lucrativos. Em vez de recorrer apenas às modalidades ordinárias de licitação, a administração passará a contar com uma previsão legal específica para a contratação direta desse tipo de operadora.
A alteração alcança a forma de contratação, não a natureza do serviço. O objeto continua sendo a oferta de assistência médica a pessoas vinculadas ao órgão ou à entidade pública, conforme as condições estabelecidas em cada contrato.
O texto também não determina que os órgãos públicos adotem planos sem fins lucrativos. A proposta apenas cria uma possibilidade jurídica para os casos em que a administração pretenda contratar uma entidade que atenda ao requisito previsto.
As condições concretas do serviço, como a cobertura oferecida, a rede de atendimento, os beneficiários e as obrigações da operadora, deverão ser definidas no contrato e nos documentos que instruírem o procedimento administrativo. A matéria sobre a aprovação em comissão não apresenta uma autorização automática para todos os contratos de assistência médica do setor público.
Tramitação ainda não foi concluída
A aprovação em comissão representa uma etapa da análise legislativa. O texto ainda depende da continuidade de sua tramitação e das decisões que serão tomadas nas fases posteriores. Até a conclusão do processo e eventual sanção, permanece válida a legislação atualmente aplicável às contratações públicas.
Por essa razão, a proposta não produz imediatamente uma nova autorização para órgãos públicos contratarem planos de saúde sem licitação. A possibilidade descrita só terá efeitos como regra geral se o projeto for aprovado de acordo com o procedimento legislativo e passar a integrar o ordenamento jurídico.
A tramitação também permite que o texto seja alterado antes de uma eventual aprovação definitiva. O conteúdo analisado pela comissão representa, portanto, a versão submetida àquela etapa, e não necessariamente a redação final que poderá ser examinada nas instâncias seguintes.
O que muda na prática, caso a regra seja aprovada
O principal efeito da proposta será acrescentar uma base legal expressa para a contratação direta de planos de saúde sem fins lucrativos por órgãos públicos. Hoje, a administração precisa enquadrar cada contratação nas hipóteses previstas na legislação de licitações. Com a mudança, o caráter não lucrativo da operadora passaria a ser considerado em uma hipótese própria.
A regra poderá facilitar a organização dos processos administrativos destinados à contratação de entidades filantrópicas, desde que estejam presentes os demais requisitos legais. Também deverá exigir que o órgão público demonstre a natureza jurídica da operadora e a compatibilidade do contrato com a hipótese prevista.
O alcance da mudança, porém, estará limitado às entidades sem fins lucrativos. Operadoras constituídas com finalidade lucrativa não seriam incluídas automaticamente na nova exceção apenas por oferecerem o mesmo tipo de serviço.
Assim, a proposta não substitui a Lei de Licitações nem elimina a necessidade de planejamento, justificativa e controle dos contratos públicos. O que está em discussão é a criação de um tratamento específico para uma categoria determinada de prestadores de assistência médica.
Fonte
As informações têm como fonte a Agência Câmara de Notícias.







