Governador Roberto Cidade vistoria obras da Escola de Saúde Pública do Amazonas e da Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul em Manaus

Governador vistoriou em 24/06 as obras da primeira Escola de Saúde Pública do Estado e da nova Policlínica e Hospital-Dia no Complexo Hospitalar Sul.

O governador Roberto Cidade vistoriou, nesta quarta-feira (24/06), as obras da primeira Escola de Saúde Pública do Estado do Amazonas (ESP/AM), localizada na avenida Efigênio Salles, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, e a nova Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), na zona sul da capital. A ação integra investimentos do Governo do Amazonas para ampliar e modernizar a rede estadual de saúde.

Objetivo dos investimentos

De acordo com o governador, os investimentos fazem parte do processo de fortalecimento da rede pública de saúde, com novas estruturas voltadas à qualificação dos profissionais e à ampliação da capacidade de atendimento. “Estamos fazendo muitos investimentos na área da saúde. Vamos entregar nos próximos dias, esse Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul, que terá capacidade para atender mais de 800 pessoas por dia, além das reformas de outras unidades da rede estadual. Nosso objetivo é preparar cada vez mais a estrutura da saúde para oferecer um atendimento de qualidade à população”, afirmou.

Escola de Saúde Pública do Amazonas

A vistoria começou pela Escola de Saúde Pública do Amazonas, que reunirá programas de residência médica e multiprofissional, cursos técnicos, especializações e iniciativas de pesquisa e inovação. A unidade está projetada para funcionar como centro estratégico de educação permanente e tem capacidade para alcançar mais de 24 mil servidores da saúde.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a proposta é alinhar a formação dos profissionais do SUS às necessidades epidemiológicas e sociais do território amazônico, promovendo integração entre ensino, serviço e comunidade.

Programas, cursos e parcerias

Entre as primeiras iniciativas previstas estão a implantação de programas de residência organizados pela SES-AM, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme) e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu). Estão previstas residências em psiquiatria e psiquiatria forense, além da residência uniprofissional em enfermagem com ênfase em neonatologia.

Também será ofertada a residência multiprofissional em saúde da mulher, com ênfase em saúde reprodutiva e vagas distribuídas entre psicologia, enfermagem e fisioterapia. A escola prevê ainda um mestrado interinstitucional (Minter) em Modelos de Decisão e Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 30 vagas.

Outro eixo envolve cursos técnicos e especializações de nível médio em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com previsão de 17 turmas e 640 vagas destinadas a profissionais da saúde e à comunidade. A instituição foi criada pela Lei nº 8.016, de 5 de janeiro de 2026, e também atuará no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, produção de conteúdos educacionais e monitoramento de indicadores por meio do Observatório da Educação na Saúde.

Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul

A nova Policlínica e Hospital-Dia do CHS, com previsão de entrega para o início de julho, foi planejada para reforçar o atendimento ambulatorial especializado e ampliar a assistência após alta hospitalar. A unidade deve contribuir para o fluxo assistencial do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu.

A estrutura foi configurada para atendimento em quatro especialidades médicas: ginecologia, mastologia, ortopedia e urologia. O acesso aos serviços será realizado por meio do Sisreg, e a unidade contará com seis leitos para procedimentos e observação de curta permanência, consultórios multiprofissionais, sala de procedimentos, sala de raio-X, postos assistenciais e áreas de apoio.

As obras civis estão concluídas, assim como a montagem de mobiliários e a instalação de equipamentos nos ambientes assistenciais. Na área externa, equipes trabalham na conclusão da nova fachada do complexo, etapa que integra o processo de modernização da infraestrutura das unidades.

Posicionamento da administração

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Luis Alberto Saraiva, a revitalização de estruturas e a implantação da Escola de Saúde Pública fazem parte de uma visão de futuro voltada à oferta de assistência resolutiva e alinhada às necessidades da população do Amazonas. “O nosso compromisso é buscar oferecer uma assistência cada vez mais resolutiva, humanizada e alinhada às necessidades da população do Amazonas”, afirmou o secretário.

O material foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Governo do Amazonas, com registro fotográfico das vistorias.

Assuntos nesse artigo:
#escoladesaudepublica, #espam, #complexohospitalarsul, #policlinica, #hospitaldia, #robertocidade, #luisalbertosaraiva, #sesam, #manaus, #aleixo, #avenidaefigeniosalles, #zonacentrosul, #zonasul, #sisreg, #residenciamedica, #residenciamultiprofissional, #neonatologia, #cetam, #ufpb, #ministeriodasaude


Publicado em: 24/06/2026 às 19:42
Categoria(s): Políticia Regional