Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados pretende impedir que o poder público compre produtos agropecuários provenientes de áreas rurais invadidas. A medida vincula a contratação da mercadoria à situação do imóvel onde ela foi produzida.
Na prática, o texto amplia o debate sobre conflitos fundiários para as relações comerciais mantidas por órgãos públicos. Além de discutir a ocupação da terra, a proposta estabelece uma consequência sobre a possibilidade de fornecimento de produtos ao Estado.
Regra alcança produtos de áreas invadidas
O projeto proíbe a aquisição, pelo poder público, de produtos agropecuários originados em áreas invadidas. A restrição se aplica à mercadoria vinculada ao imóvel que esteja nessa condição, e não apenas à relação direta entre o proprietário da terra e os ocupantes.
Com isso, a origem da produção passa a ocupar posição central no processo de compra. O órgão responsável pela contratação teria de considerar não só as características do produto e as condições oferecidas pelo fornecedor, mas também a situação da área rural de onde a mercadoria foi retirada.
A proposta trata a procedência da produção como elemento relacionado à contratação pública. O fornecimento de alimentos ou de outros produtos agropecuários deixaria de ser analisado exclusivamente sob a perspectiva comercial e passaria a envolver também a situação fundiária do imóvel produtor.
Impacto sobre fornecedores e órgãos públicos
O texto cria uma exigência adicional para empresas, produtores e demais fornecedores interessados em vender produtos agropecuários ao governo. A mercadoria não poderia ser aceita quando estivesse vinculada a uma área rural invadida, conforme a regra prevista na proposta.
Para os órgãos públicos, a mudança representaria a necessidade de incorporar a origem territorial da produção às etapas de contratação e recebimento dos produtos. A verificação poderia ser relevante tanto na preparação da compra quanto na análise da documentação apresentada pelo fornecedor.
A matéria, no entanto, está em tramitação e ainda depende da análise legislativa. A regra prevista no projeto não produz efeitos antes da conclusão do processo de discussão e aprovação, além das demais etapas exigidas para a entrada em vigor de uma lei.
Conflito fundiário passa a ter efeito sobre a venda ao Estado
O ponto central da proposta é estabelecer uma ligação entre a ocupação de um imóvel rural e a utilização de recursos públicos na aquisição de sua produção. Se aprovada, a medida impedirá que produtos enquadrados na hipótese prevista sejam fornecidos em contratos firmados com o poder público.
O projeto, portanto, não se limita a disciplinar a relação entre os envolvidos na disputa pela posse ou pela propriedade da terra. A consequência prevista alcança também a circulação comercial da produção e a participação do produto em compras governamentais.
Essa conexão faz com que a situação do imóvel produtor adquira relevância para a administração pública. A origem da mercadoria, que normalmente integra as informações sobre rastreabilidade e fornecimento, passaria a ser considerada também sob o critério estabelecido pelo texto em análise.
Tramitação ainda definirá o alcance da medida
Como o projeto ainda está no Legislativo, o conteúdo pode ser examinado e alterado durante a tramitação. A análise dos parlamentares deverá definir o texto final, o alcance da proibição e as condições para aplicação da regra caso a proposta avance.
Também caberá ao processo legislativo esclarecer como a restrição será incorporada aos procedimentos de compras públicas e quais documentos ou mecanismos poderão ser utilizados para verificar a origem dos produtos. Esses pontos dependem da redação aprovada ao fim da discussão.
Até a eventual aprovação da proposta e o cumprimento das etapas posteriores, permanecem em vigor as regras atuais aplicáveis às compras e aos contratos públicos. O projeto apenas estabelece uma nova hipótese de impedimento para a aquisição de produtos agropecuários pelo Estado, caso seja transformado em lei.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.








