A primeira edição da Semana de Educação Legislativa, promovida pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), chegou ao fim nesta sexta-feira (17/5) com uma programação especial voltada às crianças da segunda infância. O encerramento contou com a apresentação do projeto “Cidadão de Berço”, que tem como objetivo envolver os estudantes do 1º ano do ensino fundamental no universo da cidadania, da política e da democracia, fortalecendo a consciência cidadã desde cedo. Durante a manhã, 28 alunos da 3ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar, localizada no bairro Coroado III, zona Leste de Manaus, participaram de uma interação com teatro de fantoches. Através dessa dinâmica, as crianças puderam entender o papel dos Poderes administrativos brasileiros (Legislativo, Judiciário e Executivo) e a importância do voto. Cada aluno recebeu uma “varinha mágica” – que representa o voto – para “acionar” os fantoches e, assim, compreender o poder que o povo tem nas mãos ao escolher seus representantes. A pedagoga Josy Kelly Martins, idealizadora do projeto, explicou que a ideia é trabalhar a cidadania e o conceito de política desde cedo, na construção de uma sociedade mais consciente politicamente. “É uma forma de melhorar a imagem da política, que muitas vezes é associada a algo ruim por causa dos maus políticos. Ao trabalhar o conceito real da política, podemos formar cidadãos mais conscientes”, afirmou. A gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, responsável pelo projeto, destacou a importância de ensinar sobre cidadania e política desde a infância. “Essas crianças nunca vão esquecer o que aprenderam aqui. É muito mais difícil ensinar esses conceitos para alunos do ensino médio, então é fundamental que eles aprendam desde cedo. Esta é uma iniciativa inédita nas Assembleias do Brasil e nos enche de orgulho”, declarou. Cassandra também informou que o “Cidadão de Berço” está concorrendo ao prêmio Abel deste ano. A professora Ângela Márcia Queiroz, que acompanhou a turma de alunos, elogiou a iniciativa e falou sobre o sucesso do projeto com as crianças. “É notável como eles ficaram atentos e interessados. Aprendem sobre a dimensão da administração do poder público de uma forma que conseguem entender. É muito interessante a forma como eles absorvem a informação. É importante porque desde cedo eles entendem que cada pessoa tem um papel na sociedade, que não é apenas o ‘eu’, mas sim o coletivo”, destacou. A 1ª Semana de Educação Legislativa, com o tema “Educação Legislativa: uma revolução silenciosa a favor do Brasil”, teve início na segunda-feira (13/5) com a palestra “Dia de Combate ao Racismo e a Educação Antirracista”. Segundo a professora Jacy Braga, organizadora do evento, esta primeira edição superou as expectativas e foi um sucesso.