Mídias Digitais: Capacitação para Alunas da Rede Pública

Mídias Digitais têm se mostrado essenciais no desenvolvimento das habilidades das jovens estudantes. Nesse contexto, a capacitação em Mídias Digitais e Ciência de Dados é fundamental para que alunas da REDE pública se tornem protagonistas nas áreas de tecnologia e artes digitais. Neste mês, ocorre uma formação inovadora através do projeto Seiva.dados, promovida pelo Instituto de ciências Periféricas, em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar e o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef).

A formação em Mídias Digitais e Ciência de Dados, que acontecerá de 3 a 6 de novembro, proporcionará a mais de mil alunas de diversas escolas estaduais no Amazonas a oportunidade de imergir no fascinante universo da análise de dados e Mídias Digitais. Essa jornada educacional é um passo crucial para assegurar que essas estudantes adquiram competências valiosas que as preparem não apenas para o mercado de trabalho, mas também para estimular mudanças em suas comunidades.

escolas como EE Nathália Uchôa, EE Jairo da Silva Rocha e EE Manuel Rodrigues de Souza, entre outras, estão entre as instituições que enviarão alunas para esse programa. Durante a formação, as alunas da 1ª e 2ª séries do ensino médio participarão de uma série de oficinas criadas para introduzir conceitos de produção, análise e visualização de dados, além de um módulo focado na produção midiática local.

Além das oficinas teóricas, as estudantes terão acesso a atividades práticas relevantes, incluindo visitas a museus e fábricas, complementadas por mentorias que promovem a aprendizagem baseada em problemas. Essa abordagem prática, em conjunto com conteúdos assíncronos, fornecerá um aprendizado dinâmico, garantindo que as alunas se sintam motivadas e envolvidas.

É de vital importância que alunas da REDE pública estadual sejam incluídas nessas formações em Mídias Digitais e Ciência de Dados. Este investimento em educação não apenas promove equidade, mas também possibilita que as estudantes se preparem para um mundo em rápida transformação tecnológica. Segundo Rita Pereira, assessora pedagógica do Departamento de Política e Programas Educacionais, “as estudantes vão sair capacitadas para atuar no mundo das tecnologias e dos projetos midiáticos envolvendo as questões das comunidades”.

Uma das inovações significativas trazidas pelo projeto Seiva.dados é o mapeamento de problemas locais. Por meio da cartografia social, as alunas poderão identificar e soluções para as questões enfrentadas em suas comunidades. Essa estratégia visa despertar o interesse das jovens por carreiras nas áreas de Ciência de Dados e artes Digitais.

As iniciativas como Seiva.dados são fundamentais para promover a inclusão e o empoderamento feminino no campo das Mídias Digitais e Ciência de Dados. Com essa formação, as alunas estão se preparando para ser agentes de transformação social, armadas com conhecimento e ferramentas necessárias para brilhar em suas futuras carreiras. O comprometimento de instituições e educadores em criar um ambiente de aprendizado robusto e inspirador é essencial para o sucesso desse projeto.

Portanto, perceber a formação em Mídias Digitais e Ciência de Dados para alunas da REDE pública não como uma simples obrigação, mas como uma chance de moldar um futuro mais justo e equitativo. Assim, jovens mulheres poderão ocupar posições de destaque em um mundo totalmente tecnológico, priorizando a igualdade de gênero e a diversidade em todos os setores.

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