Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de visita técnica ao Teatro Amazonas

Com o objetivo de promover o conhecimento histórico e cultural, estudantes da escola Municipal Ignês de Vasconcellos Dias, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, participaram, na manhã desta terça-feira, 23/9, de uma visita técnica ao Teatro Amazonas. A ação faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido pela Universidade Nilton Lins, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed).

O projeto tem como tema “Eco-história: Sustentabilidade e Patrimônio no Amazonas” e busca integrar crianças e acadêmicos em vivências pedagógicas que valorizem o patrimônio cultural e natural da região.

A programação do Pibid contempla quatro escolas municipais, beneficiando um total de 2.160 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental ao longo do ano letivo. A iniciativa visa inserir os licenciandos na realidade das escolas públicas, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.

Como parte das atividades do projeto, a escola Ignês de Vasconcellos também desenvolve o projeto interno “Preservação e Sustentabilidade”, com ações como plantio de mudas, estudos ambientais em igarapés próximos, palestras educativas e atividades de conscientização com a comunidade.

Experiência marcante

Nesta visita, participaram 40 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A diretora da escola, Elicel Brandão, destacou a relevância da atividade, especialmente por proporcionar o acesso ao patrimônio cultural a crianças que nunca haviam visitado o Teatro Amazonas.

“A importância para eles é imensa, porque muitos nunca viram o Teatro de perto. Dos 40 alunos que trouxemos, apenas dois já haviam entrado no prédio. Essa vivência vai marcar a memória deles, porque é um aprendizado real, visual, em contato direto com a nossa história e cultura”, afirmou a gestora.

A aluna do 3º ano, Lia Mikaelly Valente dos Reis, de 9 anos, expressou a alegria em conhecer o teatro pela primeira vez.

“Eu achei tudo perfeito e muito lindo. Quando chegar em casa, vou falar para a minha mãe tudo o que eu vi e aprendi aqui, nunca mais vou esquecer”, falou encantada a menina.

A visita também foi acompanhada pela acadêmica, Evellyn Isabelle Rossy Nascimento, 20 anos, do 8º período de Pedagogia da Universidade Nilton Lins, que atua como estagiária na escola. Para ela, a experiência foi enriquecedora tanto para os alunos quanto para sua formação como docente.

“Foi uma vivência extraordinária. Acompanho de perto a realidade desses alunos e sei como o contato com a cultura regional é escasso. Esse projeto está mudando isso. A visita foi significativa para todos, e como estagiária, percebo o quanto aprendemos com essas experiências fora da sala de aula.”

— — —

Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed 

Foto – Divulgação / Semed 

Compartilhe este arquivo