Estudantes da Prefeitura de Manaus participam do 7º Simulado ‘Pró-Saeb’ nas escolas da rede municipal

Com o objetivo de preparar os estudantes para a avaliação oficial do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 7/8, a 7ª edição do simulado “Pró-Saeb”. A atividade faz parte do calendário letivo e integra o programa “Educa+Manaus”, criado em 2023, que segue avançando nas unidades de ensino da REDE municipal.  

Neste ano letivo, o Saeb conta com a participação de 36.175 estudantes do município, sendo 22.552 do 5º ano e 13.623 do 9º ano do ensino fundamental. As ações preparatórias, como os simulados, seguem mobilizando as unidades escolares e tem encerramento em setembro. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devidamente diagnosticados e acompanhados conforme suas necessidades específicas, também participam da avaliação. 

Na ocasião, o secretário de educação, professor Júnior Mar, esteve presente para desejar boa sorte aos estudantes das escolas municipais Desembargador Cândido Honório Ferreira e Domingos Sávio, ambas no Alvorada 2, zona Oeste da capital. Durante a programação, ele destacou a importância do acompanhamento especializado para os alunos diagnosticados com TEA. 

“Na Semed, buscamos sempre ter um olhar sensível e atento às necessidades dos nossos estudantes com diagnóstico confirmado. Durante todas as etapas de avaliação, eles contam com um apoio escolar, acompanhamento que se mantém até a aplicação da prova final do Saeb. A Semed tem um compromisso firme com a educação especial, garantindo que esses estudantes sejam devidamente assistidos”, afirmou o titular da pasta. 

O aluno Jefferson Ralph, de 11 anos, do 5º ano, da escola municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira, participa de todos os simulados e é conhecido como o “gabaritador” da turma. “O segredo para tirar sempre notas altas nos simulados é estudar, mas estudar na prática, não só na teoria. Sempre que aprendo algo NOVO, procuro ensinar ao meu pai e à minha mãe sobre esses assuntos mais complexos. Assim, além de compartilhar o que sei, aprendo ainda mais com eles”, contou.

A professora Mara Sena, do 5º ano, da escola municipal Domingos Sávio, explicou como estão sendo aplicadas as estratégias para a preparação dos simulados e da prova final do Saeb. 

“Neste ano, nossa escola tem realizado aulões aos sábados, com foco nos conteúdos em que os alunos apresentam maior dificuldade, identificados a partir dos resultados dos simulados. Também fazemos uso da sala do Centro de Tecnologias Educacionais (CTE) para reforçar os conteúdos do Saeb, com atenção especial ao desempenho final. Além disso, temos, em todas as turmas, ao menos um aluno com Transtorno do Espectro Autista, e desenvolvemos estratégias específicas para garantir que todos participem dos simulados de forma positiva e inclusiva”, concluiu a professora.

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Texto – Thalia Rodrigues/Semed 

Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCpXC5

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