Mais de 230 estudantes participam da Gincana Municipal do Acelera Brasil em Manaus no dia 27/11

Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil reuniu escolas campeãs das divisões distritais em atividades de alfabetização e raciocínio lógico.

Mais de 230 estudantes dos Anos Iniciais do ensino fundamental participaram, nesta quinta-feira, 27/11, da Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil, realizada pela Prefeitura de Manaus por meio da Semed, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O evento ocorreu no auditório da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com competições que integraram conhecimento, agilidade e trabalho em equipe.

Objetivo e dinâmica da gincana

A iniciativa tem como objetivo estimular a participação ativa e criativa dos alunos, reunindo as escolas campeãs das divisões distritais em uma competição saudável que integra alfabetização, raciocínio lógico e cooperação. Segundo a organização, o formato busca também fortalecer a aprendizagem por meio de metodologias integradas que promovem desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

O titular da Semed, professor Júnior Mar, afirmou que a gincana é um momento de celebração após um ano de trabalho com professores, tutores, alunos e a comunidade escolar. “Após um ano de trabalho intenso, com envolvimento de professores, tutores, alunos e de toda a comunidade escolar, chegamos a este momento para celebrar. As crianças apreciam essa experiência que alia diversão e aprendizagem, tornando o evento um espaço festivo, de crescimento e ampliação de oportunidades. A gincana simboliza alegria, integração e desenvolvimento educacional”, declarou o secretário.

Parceria e formação de professores

Mariana Vitarelli, gerente de Canais do Instituto Ayrton Senna, enfatizou a parceria de mais de 10 anos com a Semed e informou que os programas atualmente em operação incluem Correção de Fluxo, Se Liga e Acelera Brasil, todos voltados para mitigar a distorção idade-série. “Já são mais de 10 anos celebrando essa cooperação, que tem transformado a vida de muitos estudantes. Atualmente contamos com os programas de Correção de Fluxo, Se Liga e Acelera Brasil, que atuam diretamente na mitigação da distorção idade-série. Professores da REDE foram formados para aplicar as soluções educacionais dos programas, desenvolvendo todo o trabalho pedagógico em sala de aula”, afirmou Mariana.

A professora do Acelera Brasil, Daiara Santos, explicou o impacto das metodologias no processo de aprendizagem de alunos com defasagem. “Nosso programa é essencial para alunos que chegam com defasagem e dificuldades. Ele resgata a autoestima, pois os estudantes percebem que são capazes. Por meio de conteúdos dinâmicos, vídeos e estratégias pedagógicas planejadas, acompanhamos sua evolução e vemos a superação de limitações. É muito gratificante”, disse a docente.

Resultados e relatos

A competição é realizada anualmente e, além da disputa pelo título de Campeã Municipal, busca incentivar companheirismo, trabalho em equipe, resiliência e respeito. A estudante Verônica da Silva, de 14 anos, do 4º ano, relatou que, após participar do programa, conseguiu avançar de série e melhorar a leitura e a escrita. “Quando entrei no Acelera, fiquei muito feliz, porque ele ampliou meus conhecimentos. Vou poder avançar do 4º para o 6º ano. Aprendi muitos conteúdos, como sobre o corpo humano. Minha leitura melhorou muito e hoje escrevo bem. Sou muito grata à minha professora”, afirmou Verônica.

Implementação

Os Programas de Correção de Fluxo foram implementados em Manaus em 2015 e, desde então, já atenderam mais de 36 mil estudantes. De acordo com a Semed, as ações visam desenvolver competências socioemocionais, resgatar a autoestima e fortalecer o protagonismo estudantil. O Programa é desenvolvido pela equipe do Departamento de Gestão Educacional (DGE) e da Divisão de ensino fundamental (DEF) da Semed.

Texto – Jorgiane Castinares/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCC3uq

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