Regras de segurança para manobras com moto em uma roda

Manobras com moto em uma roda são um tema que envolve tanto emoção quanto riscos. O Projeto de Lei 4784/24 propõe a criação de regras de segurança para a prática dessa habilidade, conhecida popularmente como “wheeling”, “grau” ou “empinada”. Esse tipo de manobra tem ganhado popularidade, especialmente entre jovens motociclistas, mas sua execução exige cuidados especiais para garantir a segurança dos praticantes e do público.

De acordo com o projeto, as manobras com moto em uma roda somente poderão ser realizadas em locais adequados, como pistas específicas designadas para esse fim. Além disso, para a realização dessas manobras, é obrigatório que o motociclista possua habilitação categoria A, que certifique sua capacidade de conduzir motos com segurança.

É importante ressaltar que a segurança é uma prioridade quando se fala em manobras com moto em uma roda. O uso de equipamentos de proteção individual, como capacete com viseira ou óculos protetores certificados pelo INMETRO, é essencial. Outros itens de segurança incluem: protetor de coluna, jaqueta com proteção para ombros e cotovelos, joelheiras, cotoveleiras, botas e luvas. Esses equipamentos são cruciais para minimizar os riscos de lesões em caso de quedas ou acidentes.

O projeto também estabelece requisitos específicos para os espaços onde as manobras serão realizadas. Os locais devem ter, pelo menos, 70 metros de comprimento e 10 metros de largura, além de possuir um piso plano, seja de asfalto ou concreto. Barreiras de proteção devem ser instaladas para proteger tanto os praticantes quanto a audiência. Essa estrutura é fundamental para a segurança de todos envolvidos nos eventos.

O autor do projeto, deputado Mendonça Filho (UNIÃO-PE), observa que a prática de manobras com moto em uma roda não é recente, tendo suas origens na Califórnia, nos anos 70, através de um entusiasta chamado Doug Domokos. Hoje, esse tipo de atividade é celebrado mundialmente, com competições que atraem milhares de espectadores e fãs.

“É fundamental que estas manobras ocorram em um ambiente controlado e seguro, onde os participantes possam se divertir sem colocar em risco a sua integridade ou a segurança dos outros”, explica Mendonça Filho. As competições de manobras com moto em uma roda acontecem em diferentes níveis, desde eventos locais até mundiais, frequentemente contando com o apoio de órgãos governamentais e empresas.

Atualmente, a legislação brasileira considera a condução de motos com manobras ou em uma roda como uma infração gravíssima. As penalidades incluem uma multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possível suspensão da mesma. O Projeto de Lei 4784/24 visa regulamentar essa prática, que é tão apreciada por muitos, mas que ainda apresenta muitos riscos sem regras bem definidas.

Após ser apresentado, o projeto irá passar por análises nas comissões de esporte; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para que essa proposta se torne lei, é necessário que receba a aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado. As próximas etapas do processo legislativo são cruciais para garantir que as manobras com moto em uma roda possam ser realizadas com segurança no futuro.

A discussão sobre as manobras com moto em uma roda é crescente e reflete a necessidade de dirimir os perigos associados a essa prática. Com regulamentações claras e foco em segurança, é possível desfrutar da adrenalina que essas manobras oferecem, sem abrir mão da proteção.

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