Prefeitura apresenta metas para mobilidade em Plano Plurianual

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), apresentou, na manhã desta quinta-feira, 2/10, o Plano Plurianual 2026/2029 e a lei orçamentária Anual (LOA) de 2026, voltados para a mobilidade urbana na cidade, em audiência no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede do Executivo municipal, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste. As projeções incluem iniciativas para o trânsito e transporte e infraestrutura.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, ressaltou que a audiência é uma prestação de contas à sociedade das atividades realizadas nos últimos anos e os futuros projetos a serem implementados na cidade.

Quanto ao trânsito, a estimativa para 2026 é a implementação de 220 rampas de acessibilidade, tratamento e comunicação dos dados disponibilizados pelo semáforo Inteligente de Manaus (SIM), além de 200 atividades de educação para a mobilidade urbana. Há, ainda, planos para a implantação ou revitalização de 15 quilômetros de ciclorrotas e ciclofaixas, intensificação da sinalização horizontal de trânsito de 110 mil metros quadrados e instalação de 25 mil dispositivos como tachas, balizadores e delineadores.

Outras medidas são a revisão e substituição da sinalização de orientação do sistema viário principal e participação da revisão do plano de mobilidade.

No setor de transporte, ações planejadas para 2026 incluem a intensificação da fiscalização do transporte irregular, manutenção de 28 plataformas e 682 abrigos de ônibus, além da manutenção de 37 terminais de bairros. Outras metas são o aumento do percentual de ônibus climatizados que, atualmente, corresponde a 48% da frota operante.   

Além disso ampliar o serviço “Transporta”, programa voltado a usuários de cadeira de rodas e/ou com alto grau de mobilidade reduzida.

O diretor presidente do IMMU avaliou os principais destaques do plano. “No que tange ao transporte convencional, temos progredido na otimização das linhas e na análise dos custos operacionais. Em relação ao transporte complementar, estamos na fase de implementação desse modal. Quanto ao trânsito, destacam-se os avanços em educação para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização. Tais ações são contínuas e serão aprofundadas para proporcionar um sistema de transporte e trânsito mais seguro para a população de Manaus”.

Arnaldo Flores ressaltou também o plano voltado aos próximos anos. “Destaco os corredores de transporte que estão em fase de projeto, com licitação das obras prevista para 2026. Adicionalmente, teremos avanços na renovação da frota de veículos do transporte coletivo urbano, no desenvolvimento do transporte complementar e na reorganização interna, com foco nas necessidades dos servidores, planos de cargos, carreiras e salários. Esses são projetos que serão aprimorados nos próximos quatro anos”, frisou.

Estas propostas, parte do Plano Plurianual 2026/2028 e da LOA 2026, refletem o compromisso do IMMU em proporcionar uma melhor experiência de mobilidade urbana para os cidadãos de Manaus, sempre com foco na segurança, acessibilidade e eficiência do sistema.

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Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Kamile Brandão/IMMU

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