A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), concluiu a etapa final da atualização dos bens relacionados no decreto nº 7.176/2004, com a criação de camadas georreferenciadas para praças e pontes históricas no centro antigo. O trabalho foi realizado com uso de drones para produção de imagens e localização geoespacial, e pela Gerência de patrimônio histórico (GPH), que percorreu as unidades listadas para atualizar os registros.
Mapeamento e verificação em campo
De acordo com a GPH, a cobertura da área de monitoramento alcançou 100% com base na listagem prevista pelo decreto. Nas ruas, a equipe visitou imóveis e lotes para identificar quais permanecerão na relação, quais serão retirados e quais poderão ser incluídos. O processo visa comparar a situação atual com a primeira legislação publicada quase 20 anos atrás.
Segundo a gerente de patrimônio histórico, Landa Bernardo, “A renovação do decreto vai permitir que se visualize o conjunto arquitetônico que temos após esses 20 anos, em relação à primeira publicação. Teremos um mapa e uma visão do que se tem hoje, do que existe edificado em Manaus, do que foi alterado ou demolido, bem como do que não entrou no primeiro decreto e que faz parte do conjunto, e será incluído. A importância do documento é exatamente esta, de preservar o que ainda existe e adicionar o que foi mantido. Manaus é uma cidade que cresceu no meio de uma selva”.
Tecnologia e integração de dados
O trabalho de campo foi feito exclusivamente com o aplicativo ArcGIS Field Maps, conforme informado pelos técnicos do Implurb. Em tempo real, os dados coletados no local são alimentados no banco de dados para consulta pública. “Vamos aos locais, registramos as informações, produzimos fotos e referências, e usamos o aplicativo, fornecendo os dados como ano, endereço, se é um bem de competência federal, estadual ou municipal”, explicou a arquiteta Lorena Mota.
Com o uso do aplicativo, o Implurb eliminou as fichas de cadastro em papel que eram usadas até então, o que aumentou a precisão dos pontos georreferenciados e agilizou o mapeamento e o monitoramento dos itens.
A revisão do decreto, segundo a prefeitura, permitirá visualizar o conjunto arquitetônico atual, identificar alterações e demolições, e incluir bens que não constavam na publicação original. Após a conclusão técnica, a proposta revisada será encaminhada à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para análise.
Atendimento e canais de comunicação
A Gerência de Patrimônio mantém atendimento presencial às segundas, quartas e sextas, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 11h. Denúncias e informações também podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário.
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira / Implurb
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