A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), reuniu, na manhã desta sexta-feira, 8/8, profissionais da imprensa com o objetivo de fortalecer o enfrentamento ao descarte irregular de resíduos na cidade, especialmente nos pontos conhecidos como lixeiras viciadas. A iniciativa visa mobilizar os meios de comunicação como aliados na conscientização da população sobre a importância do descarte correto do lixo.Durante a reunião com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, foram apresentados dados da força-tarefa que atua na eliminação de pontos de descarte irregular e lançada a mais recente ferramenta de apoio à população: o Disk Semulsp, canal exclusivo para denúncias e solicitações de serviços via telefone e WhatsApp.“Esses comunicadores estão no dia a dia da cidade, acompanham nossa luta e conhecem os desafios. Agora, queremos caminhar lado a lado, porque manter Manaus limpa é uma missão coletiva”, destacou Sabá Reis.De janeiro a julho, foram retiradas 2.037 toneladas de lixos através das operações de transbordo, 1.890 toneladas com as ecobarreiras, 3.821 toneladas de materiais recicláveis, por meio dos pontos de coletas instalados nos supermercados da de Manaus, além de diversos outros serviços realizados diariamente pela secretaria.O subsecretário operacional da Semulsp, Jaíro Santos, enfatizou o contínuo trabalho da prefeitura em combater as lixeiras viciadas.“A Semulsp convoca toda a população, e toda a ferramenta disponível, para que possamos combater juntos, porque essa luta é de todos nós. Todos os dias nós estamos nas ruas realizando esses serviços para combater essas lixeiras irregulares, e queremos reforçar isso”, afirmou. DiálogoA Prefeitura de Manaus oferta, de forma gratuita para população, uma série de ações. Entre as quais, os 44 postos de entrega voluntária de materiais recicláveis espalhados por todas as zonas da capital, além do NOVO canal de diálogo direto com a sociedade, o “Disk Semulsp” com quatro linhas de atendimento direto (92) 98842‑1202, 98842‑4738, 98842‑1277 e 98842‑1276.O atendimento é feito em horário comercial, de segunda a sexta-feira, e está disponível para solicitação de coleta de galhadas e resíduos de poda; denúncias de descarte irregular de lixo domiciliar; pedidos de limpeza em igarapés, feiras, praças e áreas públicas e informações sobre mutirões e ações da Semulsp.— —- —Texto – Larissa Araújo / Semcom e Dora Tupinambá /SemulspFotos – Clóvis Miranda /Semcom