A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 30/10, atividades pedagógicas no Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígena (EELMCTI) Gavião, localizado na comunidade Tarumã-Açu, zona rural de Manaus. A atividade também será realizada na sexta-feira, 31, no espaço Kurasi Wera, localizado no rio Cuieiras, aldeia Yamuatiri Anama.
A ação é realizada por meio do projeto societário “Histórias e Lendas do Povo Sateré-Mawé da Aldeia Gavião”, que tem como objetivo preservar e transmitir às novas gerações as tradições, saberes e narrativas do povo Sateré-Mawé. Durante a ação, foram realizadas rodas de conversa com estudantes e anciãos, além de atividades culturais e práticas pedagógicas voltadas ao aprendizado da língua materna Sateré-Mawé.
A prática pedagógica é realizada pela Gerência da educação Escolar Indígena (Geei), com o apoio da educação de jovens e adultos (EJA) e da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), fortalecendo o trabalho integrado desenvolvido pela Semed junto às comunidades indígenas.
Na oportunidade, a gerente de educação Escolar Indígena, Eneida Afonso, reforçou que a preservação das tradições e costumes continua sendo um pilar importante para a construção da identidade desses povos. “A identidade indígena não se perde pela residência em um contexto urbano. Pelo contrário, é uma oportunidade de mostrar a força e a continuidade das nossas raízes”, afirmou.
De acordo com a professora Mirele de Souza, que atua diretamente com o povo Sateré-Mawé, a revitalização da língua e o fortalecimento das tradições são fundamentais. “A revitalização de nossa cultura e o fortalecimento de nossa língua materna são de suma importância, perpetuando-se de geração em geração, desde o período gestacional até o momento atual”, destacou a educadora.
Durante o ano letivo, foram realizadas atividades coletivas práticas, preservando a história do povo Sateré-Mawé, da aldeia Gavião Tawa Hywi, através de apresentações dos estudos do ano letivo como “A história do Porco Invisível Hamavt”; “O Sumiço do Cachorro Lobinho Aware”; “A Lenda do Guaraná Warana”.
A representante da aldeia Gavião, Terezinha de Souza, destacou o privilégio de receber a equipe da Semed no local. “É sempre uma satisfação acolher toda a equipe da Semed durante o assessoramento pedagógico. Nós sentimos que somos ouvidos e amparados por eles”, afirmou Terezinha.
— — — Texto – Thalia Rodrigues /Semed Fotos – Divulgação/ Semed

 
			 
			 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		