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Escolas estaduais recebem o projeto ‘Cidadão de Berço’ voltado às crianças do ensino fundamental

O Judiciário
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A Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, e a Escola Estadual Wilma Gerber, no bairro Cidade de Deus, foram as primeiras a receberem, na segunda (8/4), o “Cidadão de Berço”, projeto voltado aos estudantes do 1º ano do ensino fundamental, com a finalidade de estabelecer um caminho de base para percepção dos valores cívicos, políticos e democráticos na infância.

O projeto “Cidadão de Berço é realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). As atividades do “Cidadão de Berço” continuarão na próxima semana (15/4), nas mesmas instituições: Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi e a Escola Estadual Wilma Gerber. No último encontro, as turmas visitarão o plenário Ruy Araújo, localizado na sede da Aleam.

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O trabalho, desenvolvido pela Gerência de Educação Cidadã e coordenado pela professora Josy Kelly Martins, envolve crianças em diálogos que permitam construir conceitos e ideais de cidadania, política e democracia.

“A meta do projeto é participar da formação cidadã e política das crianças ainda no primeiro ano do ensino fundamental, envolvendo-as em atividades lúdicas para que elas mesmas construam conceitos a respeito da política, livres de preconceitos que tanto colaboram para uma cultura de rejeição ao tema”, comentou Josy Kelly.

Josy explicou que, primeiramente, está sendo abordado, nas escolas, o conceito de comunidade e o efeito que o individual pode fazer no coletivo, por meio de respeito, solidariedade e senso de bem comum.

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“Trabalhamos a questão das regras para uma boa convivência em sala de aula, como não empurrar e agredir o colega, não pegar o material do outro sem pedir, não jogar lixo no chão, fazer silêncio, entre outros. Somente depois começamos a adentrar o mundo político”, explicou.

O projeto será desenvolvido em seis encontros. Cinco presenciais na sala de aula da escola escolhida e o último nas dependências da Aleam, onde os representantes eleitos por cada turma entregarão, aos deputados da Casa, a carta “Mais amor aqui”.

 

         

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