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Pedagogia na Vigilância: FVS-RCP fortalece atuação de ensino-aprendizagem em formação permanente em saúde

Portal O Judiciário Redação

Atividade destaca metodologias ativas, participativas e pedagógicas

Fortalecendo a capacidade de resposta às demandas de educação e da formação permanente em saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, até sexta-feira (30/08), treinamento de formação pedagógica em processos educativos em vigilância em saúde.

A iniciativa, voltada para servidores da instituição, visa fortalecer aqueles que atuam como facilitadores de ensino-aprendizagem em cursos, oficinas e capacitações oferecidas pela FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Entre os objetivos está a mobilização de práticas pedagógicas com uso de metodologias ativas e colaborativas.

A capacitação é uma das estratégias da Fundação que atua com educação em saúde, a partir de práticas lúdicas e expositivas, e treinamentos técnicos a equipes de vigilância em saúde municipais. “Essas ações têm como missão buscar a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da promoção e proteção à saúde”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A realização desses treinamentos ocorre de forma integrada, contemplando vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial, além do controle de doenças, incluindo educação, capacitação, pesquisa e ações interinstitucionais, em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS) que se apóia em princípios educativos e pedagógicos no desenvolvimento da vigilância em saúde.

Considerando essas atribuições, a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da fundação, Luciana Fé, acrescenta que a capacitação possibilita o desenvolvimento profissional. “São servidores que seguem um aprimoramento contínuo na transmissão de conhecimento envolvendo vigilância em saúde e gestão das ações educativas e do trabalho pedagógico”, disse.

Durante o curso, há servidores de diferentes setores da FVS-RCP, como as vigilâncias epidemiológica, ambiental, laboratorial, hospitalar, sanitária, além de núcleos de educação em saúde e de ensino e pesquisa da instituição.

Uma das participantes da capacitação é Layssa Barroso, responsável técnica do laboratório de micologia do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). “O Lacen trabalha constantemente com atualização técnica de colaboradores e é de suma importância, pedagogicamente, transmitir essas atualizações para que tenhamos um retorno satisfatório das amostras e análises”, enfatiza.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Pedagogia na saúde

O curso “Formação Pedagógica em Processos Educativos em Vigilância em Saúde” inclui, na programação, a pedagogia como ciência da práxis educativa, os processos educativos e práticas pedagógicas no SUS e a facilitação do processo ensino-aprendizagem.

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