Investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana tornam Manaus uma nova cidade em quatro anos

O Judiciário
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Nos últimos quatro anos o investimento em infraestrutura e mobilidade urbana tornaram a capital amazonense uma nova cidade, com obras, revitalizações e entregas que mudaram a vida da população. O maior programa de pavimentação e recuperação de vias, o “Asfalta Manaus”, foi o grande destaque, atendendo demandas da população com serviços em cerca de 6 mil avenidas e ruas.

“Não foram poucos os avanços que nós tivemos. Entregamos viadutos, entregamos 400 novos ônibus, realizamos o recapeamento de tantas ruas e não tivemos uma greve no transporte coletivo nos últimos quatro anos. Todo esse esforço foi feito para melhorar a vida da nossa população. Pela primeira vez, uma prefeitura asfalta ramais, coloca iluminação de LED na zona rural com o ‘Ilumina Manaus’. E sabe o que é melhor? A população viu e reconheceu o trabalho desta gestão nas urnas. Então, o nosso compromisso é que esse trabalho siga transformando Manaus e proporcionando qualidade de vida para todo manauara”, afirmou Almeida.

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O “Asfalta Manaus” resultou na revitalização de 3.500 vias urbanas e na recuperação de 2.500, além da pavimentação das principais avenidas da cidade, como a Constantino Nery e Autaz Mirim. O asfalto não ficou restrito a área urbana, com a zona rural recebendo um investimento histórico com a pavimentação de 11 ramais.

O investimento transformou 32 áreas com risco de erosão, com obras de contenção que levam segurança à população. A preocupação com escoamento correto das águas da chuva resultou na implantação de mais de 11 mil metros de drenagem profunda, 49 mil metros de drenagem superficial (meio-fio, sarjeta e canaleta) e 16 mil metros de calçadas construídas.

O “Ilumina Manaus” teve uma revolução, com mais de 164,8 mil pontos de iluminação de LED instalados cobrindo 100% da cidade, incluindo mais de 8,4 mil pontos em 450 espaços de esporte e lazer. E o “Ilumina Manaus Rural”, com 1.800 pontos de iluminação de LED instaladas em 20 comunidades rurais e ribeirinhas.

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Entre as grandes obras está a construção e entrega de dois complexos viários (na avenida das Torres com a Barão do Rio Branco, e na rua Rio Preto com a avenida das Torres), da primeira alça do complexo viário Rei Pelé e o alargamento da avenida Ephigênio Salles.

A meta para os próximos quatro anos é de mais obras por toda a cidade, impulsionando o programa “Asfalta Manaus”; com a construção de dois complexos viários na zona Oeste; obras no atual complexo viário que envolve as avenidas Constantino Nery, Darcy Vargas e Dr. Theomário Pinto da Costa; construção da interligação do bairro Parque 10 com a avenida Ephigênio Salles; interligação da avenida Max Teixeira com a avenida do Turismo; e a criação da terceira faixa da avenida André Araújo.

Mobilidade urbana

O transporte coletivo de Manaus viveu uma transformação ao longo dos últimos quatro anos, com a entrega de 400 novos ônibus, sendo 97 em 2021, 113 em 2022, 104 em 2023, e 86 em 2024. A segurança foi reforçada com a implantação de câmeras de segurança em 100% dos veículos, com a medida resultando na redução de 45% dos assaltos nos coletivos.

A modernização do sistema também proporciona maior comodidade à população, com 84% dos usuários do transporte público utilizando meios tecnológicos para o pagamento da passagem, como cartões eletrônicos, aplicativos de celular e sistemas de aproximação.

A mobilidade urbana do município ainda teve a instalação de quase 4 quilômetros de ciclovia na avenida Coronel Teixeira; 105 segmentos estratégicos da cidade com o Sistema Inteligente de Semáforos (SIM); o retorno dos controladores de velocidade para redução de acidentes de trânsito.

Um grande investimento realizado na construção do Terminal de Integração T7, localizado no bairro Tarumã, para atender cerca de 40 mil passageiros em uma das áreas de maior crescimento da capital; reforma dos terminais de integração; e atualizações no aplicativo “Cadê Meu Ônibus?”, com 550 mil usuários cadastrados e 24 milhões de acessos mensais.

A mobilidade urbana para os próximos anos terá como principal meta a renovação em 75% da frota do transporte coletivo, com todos os veículos dotados de ar-condicionado e câmeras de novas ciclovias e bicicletários; novas passarelas, sinalização turística e instalar iluminação nas faixas de pedestres; dotar a cidade de mais semáforos inteligentes, novos controles de velocidade; e dar início à implantação dos corredores de ônibus exclusivos.

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Texto – Geraldo Farias / Semcom

Fotos – Arquivo / Semcom

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