Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

Última edição de 2025 do mutirão levou serviços públicos e doações ao Cometa Honda Motocenter no bairro Flores.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semasc, realizou no sábado, 20/12, a 7ª e última edição de 2025 do mutirão de serviços Manaus Cidadã na Cometa Honda Motocenter, bairro Flores, zona Centro-Sul. Foram realizados mais de 5.000 atendimentos, beneficiando quase 2.000 pessoas, com oferta de serviços gratuitos em parceria com secretarias e instituições.

Atendimentos e serviços oferecidos

A ação ofertou inserção, atualização e orientações sobre o CadÚnico, consultas médicas, vacinação de rotina, atendimentos da Águas de Manaus e Amazonas Energia, além de atendimento da defensoria pública. Também foram disponibilizados serviços de assistência social, emissão de documentos e orientações jurídicas.

Conforme a organização, ao longo de 2025 o programa contabilizou aproximadamente 125 mil atendimentos, alcançando mais de 50 mil pessoas em sete edições.

Parcerias e doações

Em parceria com o grupo Cometa Honda, a ação contou com a doação de cestas basicas e panetones para famílias de baixa renda previamente inscritas, dentro da campanha Natal Solidario. Segundo o gerente do grupo Cometa Honda, Agno Silva: “Hoje, realizamos o encerramento da nossa campanha ‘Natal Solidário’, e a parceria com o ‘Manaus Cidadã’ veio em um momento muito oportuno. Além de acessar os serviços públicos, a população pôde levar alimento para casa”.

A diretora de área da Semasc, Ana Nascimento, afirmou: “Essa última edição foi muito marcante para nós. Contamos com o apoio de um grupo parceiro que nos deu todo o suporte necessário, além das secretarias e órgãos que sempre caminham conosco nas ações. Com essas parcerias, quem ganha é a população, que passa a ter ainda mais acesso aos serviços”.

Mobilidade

O IMMU participou aproximando serviços de mobilidade e educação. Entre os atendimentos mais procurados esteve a emissão imediata de credenciais de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), com processo desburocratizado que permitiu a entrega do documento no local.

Jean Sobreiro, gerente de Atendimento Especial do IMMU, destacou: “Nosso objetivo é facilitar o acesso aos direitos assegurados por lei. Ao trazer o atendimento para dentro do mutirão, eliminamos barreiras geográficas e garantimos que o idoso e as PcDs tenham sua credencial para utilizar as vagas especiais com dignidade e segurança”.

Além da emissão de documentos, o IMMU ofereceu orientação sobre regras de trânsito e atividades lúdicas para crianças e adolescentes que simularam situações cotidianas.

Sobre o programa

O programa Manaus Cidadã reúne mais de 30 órgãos municipais e parceiros, mobilizando cerca de 300 servidores e ofertando mais de cem tipos de atendimentos nas áreas de assistência social, Cidadania, saúde, infraestrutura e emissão de documentos. O formato itinerante leva serviços públicos a comunidades urbanas, rurais e ribeirinhas e amplia o alcance das políticas públicas.

A acadêmica de enfermagem Relren Paula avaliou a importância da ação para quem trabalha durante a semana: “A ação é muito importante, principalmente pelos atendimentos na área da saúde. Para quem trabalha de segunda a sexta, o sábado é a oportunidade de resolver pendências, com serviços gratuitos e concentrados em um só lugar”.

Texto – Syrrames Mendonça / Semasc

Fotos – Valdo Leão/Semcom e Diego Lima / Semasc

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCEuWG

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