Ad image

Dan Câmara realiza agenda positiva com legislativos do interior e DNIT

O Judiciário
O Judiciário

​e isso é muito importante para que possamos cobrar ações de segurança nas estradas, além de fiscalizar o tráfego de veículos pesados, que podem ter contribuído para a queda das pontes”, afirmou.

O deputado Comandante Dan (Podemos) liderou uma comitiva de 11 vereadores das cidades mais afetadas pela queda das pontes do rio Curuçá e Autaz Mirim em uma reunião com o engenheiro Orlando Fanaia, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os parlamentares de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea e Nova Olinda expressaram suas preocupações sobre a travessia dos rios e a manutenção da estrada durante a agenda, que foi resultado das Audiências Públicas realizadas pela Câmara nos municípios após o feriado de Carnaval. “As pontes desabaram em setembro e outubro de 2022 e, pela primeira vez, estivemos lá em 20 de março de 2023, junto com líderes dos municípios. Desde então, enfrentamos dificuldades e tivemos que representar contra o órgão no Ministério Público Federal, mas foi necessário a troca do superintendente para termos uma boa comunicação e acolhimento. Agradeço ao engenheiro Fanaia”, afirmou o deputado. Durante a reunião, o principal tópico discutido foi a melhoria dos serviços temporários de travessia em balsas e a entrega definitiva das pontes. O superintendente Fanaia garantiu que estará mais envolvido no processo para garantir que as providências sejam tomadas. “Estamos trocando os equipamentos para balsas mais modernas e em melhor estado de conservação, já temos licitação publicada e obras em andamento. Vocês, deputado e vereadores, serão nossos parceiros”, afirmou. Além das pontes, a reunião também serviu para que os parlamentares municipais reivindicassem outros itens importantes para as cidades. O vereador Tay Lima, representante do Careiro, pediu atenção ao trecho da BR que passa na sede daquele município, onde está muito esburacado e faz com que os motoristas, ao desviarem do trecho, causem acidentes. Ele afirmou que há travessia escolar, o que demanda, além do tapa-buraco, de sinalização e redutores de velocidade. O vereador de Nova Olinda do Norte, Fabio Lira, falou da péssima qualidade do serviço de tapa-buraco. “Os funcionários fazem hoje e daqui a dois dias o asfalto está novamente quebrado”, afirmou. Fanaia se comprometeu em mandar equipes de engenharia e fiscalização ao local. Câmara destacou a importância da ação. “Fala-se em asfaltar o ‘trecho do meio’, mas a queda das pontes, que poderia ter sido evitada e foi alertada, não está no ‘meio’, mas impacta diretamente em 300 mil cidadãos, com dificuldades de deslocarem suas produções rurais, até de ir a uma agenda médica fora de seus municípios. Chega a ser vergonhoso e humilhante”, disse. Satisfeito com o resultado da reunião, Dan Câmara destacou estar confiante com a proximidade do DNIT. Ele também agradeceu a presença da representação da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Amazonas nas audiências, e da Comissão de Segurança Pública em Autazes, Careiro e Manaquiri. “Foi a primeira vez que eles estiveram presentes e isso é muito importante para que possamos cobrar ações de segurança nas estradas, além de fiscalizar o tráfego de veículos pesados, que podem ter contribuído para a queda das pontes”, afirmou.  

Publicidade
Ad image
Compartilhe este arquivo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *