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Em seu oitavo ano de existência , o resultado geral do Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) apresentou considerável aprimoramento por parte dos órgãos participantes. Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para avaliar a maturidade dos órgãos do Poder Judiciário na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC), em 2023, os órgãos avaliados alcançaram uma média de 86,27 pontos, contra 79,14, no ano passado, e 68,7 pontos obtidos em 2021.
O iGovTIC-JUD 2023 destaca não apenas a maturidade tecnológica crescente do Poder Judiciário, mas também a interação mais eficaz entre as áreas de TIC e as de negócio dos órgãos. Para Igor Guimarães Pedreira, chefe da Seção de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação do DTI do CNJ, em 2023, o índice se notabiliza pela inclusão da percepção das áreas de negócio em relação às entregas relativas à tecnologia da informação.
A novidade ampliou o escopo do levantamento feito nos 94 órgãos avaliados. “A evolução capturada nos resultados deste ano reflete o compromisso contínuo e coletivo de ampliar a maturidade em TIC, o que consequentemente potencializa a entrega de serviços mais eficientes ao cidadão,” afirmou Guimarães.
O levantamento estabelecido pela Resolução CNJ n. 370/2021, que define a realização do iGovTIC-JUD como parte da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) até 2026, busca avaliar maturidade em TIC dos órgãos tendo como foco a promover governança ágil e transformação digital no Poder Judiciário por meio de serviços e soluções digitais inovadoras.
Cabe destacar que o resultado do iGovTIC-JUD é um dos critérios de pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade. De acordo com os dados mais recentes, dos 94 tribunais e conselhos participantes, pelo menos 49 atingiram o nível de Excelência, um aumento significativo em comparação aos 37 do ano anterior.
O levantamento aborda temas essenciais distribuídos em dois domínios: Governança e Gestão de TIC e Gerenciamento de Serviços de TIC. Entre os temas avaliados estão Transformação Digital, Atendimento e Suporte ao Usuário, e Sistemas de Informação. No domínio de Governança e Gestão, a média alcançada em 2023 foi de 81,52, uma evolução quando comparada à média de 77,25 registrada no ano anterior. No que tange ao Gerenciamento de Serviços de TIC, a média deste ano foi de 81,76, superior à média de 81,03 observada em 2022.
No ranking dos órgãos com os melhores desempenhos, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ficou na primeira posição, alcançando 99,66 pontos. Na sequência, temos o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), com 99,32 pontos e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), com 98,20 pontos. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atingiu 97,06 pontos e, por fim, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), ficou com 96,39 pontos.
A análise por segmento revelou outros destaques, como os desempenhos obtidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), com 95,48 pontos; pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com 87,32 pontos; pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com 92,93 pontos; pelo Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP) com 86,03 pontos; e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com 92,39 pontos, mostraram resultados significativos.
Veja os resultados detalhados da avaliação na página do iGovTIC-JUD.
Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias