Escola municipal Waldir Garcia recebeu pesquisadores do MEC e de universidades federais para apresentar práticas de gestão democrática e educação integral.
A escola municipal Waldir Garcia recebeu, na quarta-feira, 25/6, pesquisadores do Ministério da Educação (MEC) e das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Rondônia (Unir) e Pará (UFPA) para uma visita técnica na unidade localizada no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus. Durante a programação, a escola promoveu uma roda de conversa com pais, responsáveis, ex-alunos, moradores da comunidade e representantes de instituições parceiras, com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre as práticas de gestão democrática desenvolvidas pela unidade.
Visita técnica e seleção no edital
A visita integra as ações do edital “Experiências Inspiradoras da Educação Integral”, promovido pelo MEC. A escola municipal Waldir Garcia está entre as 25 experiências selecionadas em todo o país, entre mais de 1.800 inscrições, com o projeto “Waldir Garcia e suas Práticas de Resistência – Banzeiro de uma Gestão Democrática Amazônida”.
A participação da unidade concorreu no eixo Gestão Democrática e Participação Social, um dos temas contemplados pelo edital. Segundo o pesquisador Levindo Carvalho, do Grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania, da UFMG, a escola integra diferentes dimensões da educação integral em seu cotidiano.
“O que percebemos, enquanto pesquisadores da educação integral, é que a escola Waldir Garcia alcança de forma consistente os objetivos propostos para uma educação integral em tempo integral. É uma escola integrada ao território, com currículo vivo, participação ativa de estudantes, professores e comunidade, além de resultados educacionais relevantes”, afirmou Levindo Carvalho.
Roda de conversa e participação da comunidade
A unidade realizou uma roda de conversa que contou com a presença de pais, responsáveis, ex-alunos e representantes de instituições parceiras. A gestora da escola, Lúcia Cortez, afirmou que a participação da comunidade nas decisões é prática permanente e pilar da proposta pedagógica.
“É uma prática constante da escola promover momentos de escuta com as famílias e a comunidade. Todas as decisões importantes passam pelo diálogo coletivo. Construímos juntos os planos de ação, ouvimos sugestões e buscamos fortalecer a participação de todos”, disse Lúcia Cortez.
Entre os participantes da roda de conversa esteve a cineasta Flávia Abtibol, mãe do estudante João Alves, de 8 anos, 4º ano. Para ela, o encontro aproxima pais e escola.
“Considero essa conversa essencial, porque aproxima os pais da educação dos filhos. Além de reforçar a transparência da escola em relação às suas práticas pedagógicas, fortalece a parceria entre famílias, professores e gestores”, comentou Flávia Abtibol.
A escola municipal Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus, desenvolve práticas de gestão democrática, inclusão social e educação integral com ampla participação da comunidade escolar, conforme apresentado durante a visita técnica.
Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCXGjs
Assuntos nesse artigo:
#escola, #waldirgarcia, #gestaodemocratica, #educacaointegral, #mec, #ufmg, #unir, #ufpa, #manaus, #saogeraldo, #semed, #rodadeconversa, #participacaosocial, #familias, #inclusaosocial, #experienciasinspiradoras, #inscricoes, #banzeiro, #luciacortez, #levindocarvalho
Publicado em: 25/06/2026 às 17:56

