Fapeam recebe homenagem da Aleam em sessão especial pelos 20 anos do Programa Ciência na Escola

Portal O Judiciário Redação

Sessão foi marcada por homenagens à Fapeam e aos professores que participaram com projetos desenvolvidos no âmbito do PCE

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta terça-feira (29/10), homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em sessão especial pelos 20 anos do Programa Ciência na Escola (PCE). A cerimônia foi realizada no Plenário Ruy Araújo, na Aleam, no bairro Parque 10 de Novembro, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

A solenidade contou com a participação de autoridades públicas, professores da rede pública de ensino que participaram do programa ao longo das duas décadas, pesquisadores e demais convidados. A sessão foi presidida pelo autor da propositura, o deputado estadual George Lins.

Pioneiro no Brasil, o Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação criada pela Fapeam, e completa 20 anos, em 2024. O Programa é considerado transformador e revolucionário, especialmente por aproximar a ciência e a tecnologia da educação básica, por meio do estímulo a estudantes e professores a participarem de projetos de pesquisas desenvolvidos em escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e de Tefé (distante 523 quilômetros da capital).

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, o PCE tem transformado vidas e aberto possibilidades para futuras gerações de cientistas e pesquisadores no Amazonas, e contribui para a formação cidadã, por meio de uma vivência inicial na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de crianças, jovens e adultos ainda na educação básica, interligando saberes, áreas do conhecimento e ampliando oportunidades.

“É um programa que abre portas, porque são novas perspectivas colocadas por meio do apoio à área de CT&I. É uma importante interlocução entre a educação e a ciência, que oportuniza esse primeiro contato com a área e isso faz uma grande diferença na formação e na vida dos estudantes”, destacou a diretora-presidente.

Márcia Perales ressaltou ainda os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas nos últimos anos. De 2019 a 2024, quase R$ 40 milhões foram investidos, possibilitando o pagamento de bolsas que beneficiaram mais de 18 mil professores e estudantes da educação básica na capital e no interior, alcançando 55 dos 62 municípios.

“No final de setembro, o governador Wilson Lima assinou um decreto que torna obrigatória a iniciação científica, desde a educação básica nas escolas estaduais no Amazonas. Isso é muito importante porque nós tínhamos a decisão acertada de um governo que a partir de 2019 passou a considerar a área de CT&I prioritária, e agora deixa de ser uma política de governo e se torna uma política de Estado”, acrescentou a diretora-presidente da Fapeam.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

O deputado George Lins destacou o trabalho desenvolvido pela Fapeam no Programa Ciência na Escola como uma ação visionária. Para ele, é uma oportunidade de estudar e de pesquisar nas áreas de tecnologia e ciência, que cria uma perspectiva de futuro brilhante para os jovens.

“As pessoas beneficiadas por essas bolsas já estão assumindo o seu protagonismo nas universidades, portanto isso cria uma perspectiva, um horizonte para o futuro para essas pessoas, o que é muito bom, e não somente capacitando os alunos no ensino básico, mas também os professores”, acrescentou o deputado.

Durante o evento, representando o governador do Amazonas, a secretária executiva adjunta do interior da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Ana Maria Araújo, reforçou a parceria entre a Fapeam e a Secretaria Estadual e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Na Seduc, nós já atendemos não somente a capital, mas também o interior, e já chegamos aos 55 municípios que têm projetos pela Fapeam. Nós sabemos que isso muda a vida dos estudantes no interior”, enfatizou Ana Maria.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Homenagens

Durante o evento, a Fapeam foi homenageada com placa pelos 20 anos do PCE e pela ação pioneira no país, que tem incentivado professores e estudantes da educação básica a participarem de projetos de pesquisas no ambiente escolar, estimulando a produção de conhecimento e as futuras gerações de cientistas e pesquisadores no Amazonas.

Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima, representado pela secretária executiva adjunta do interior, recebeu placa de homenagem pelo apoio irrestrito a área de CT&I, em especial pelos incentivos e investimentos ao PCE.

Professores e estudantes que participaram do Programa também foram agraciados com certificados em reconhecimento pelos projetos desenvolvidos no âmbito do PCE. Também foram contemplados com certificados os membros do Comitê de Análise, Acompanhamento e Avaliação do PCE pelo estímulo e contribuição ao Programa.

Atração Cultural

A atração cultural do evento ficou por conta do grupo musical “Ensemble de Cordas”, que ao som do violino e da harpa encantou o público. O projeto fruto do apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, é formando por estudantes adolescentes do Ensino Médio, da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte.

Desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam), o projeto é coordenado pelo doutor em Musicologia e professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Fabio Amorim de Melo, que também já teve projetos desenvolvidos em edições anteriores do PCE.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

A iniciativa apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.

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