Ad image

Governo do Amazonas vai coordenar atualização dos dados de saneamento básico em novo sistema nacional

Municípios precisam inserir informações sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário, para subsidiar políticas públicas

Foto: Tiago Corrêa / UGPE

Publicidade
Ad image

O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, anunciou, nesta quinta-feira (16/06), que o Governo do Amazonas vai coordenar e dar apoio técnico aos municípios do interior para a atualização de dados no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico (Sinisa). O anúncio foi feito durante a 53ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades (ConCidades), em Brasília.

Marcellus Campêlo representa o Governo do Amazonas no Comitê de Saneamento do ConCidades, que reúne representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, de movimentos sociais, entidades da sociedade civil organizada e da área empresarial. O Comitê trata de temas como saneamento básico e desenvolvimento urbano.

De acordo com o secretário, o Sinisa é a nova plataforma de dados públicos sobre saneamento básico, que está substituindo o Sistema Nacional de Informações (SNIS), a partir deste ano. Com a mudança, prossegue ele, as prefeituras e prestadores dos serviços públicos, como a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), precisarão atualizar as informações.

Publicidade
Ad image

“Os dados disponíveis no sistema são utilizados como referência para avaliar como está a situação dos municípios e direcionar ações e políticas públicas em relação aos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Além disso, as prefeituras que não mantêm dados atualizados ficam impedidas de receber recursos federais”, afirmou.

Foto: Tiago Corrêa / UGPE

A coordenadora de Saneamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Karla Carriço, explicou que o novo sistema é mais amplo e busca atender às novas demandas e desafios do setor. “É uma reestruturação que abrange uma gama mais ampla de informações, incluindo dados sobre a gestão e a regulação dos serviços de saneamento básico. Essa modernização é muito importante para ampliar o acesso ao saneamento e melhorar a qualidade dos serviços e da eficiência operacional, estabelecidos pela nova legislação”, disse.

Karla Carriço esclareceu que a Sedurb detectou inconsistências em dados apresentados anteriormente no sistema. “Por isso, estamos desenvolvendo ações estratégicas para dar apoio técnico e capacitar os gestores, a fim de que esses dados possam subsidiar o planejamento das políticas públicas de saneamento básico”, ressaltou.

O coordenador-geral de Gestão da Informação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, Paulo Rogério dos Santos e Silva, apresentou o novo sistema durante a reunião do Concidades. Ele informou que a nova coleta de dados inicia no próximo dia 21 de maio e ficará disponível para atualização por 90 dias.

O post Governo do Amazonas vai coordenar atualização dos dados de saneamento básico em novo sistema nacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

    

Compartilhe este arquivo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *