A acreditação ONA é concedido a unidades de saúde que se destacam pela gestão de alto padrão de qualidade
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Foto: Divulgação / SES-AM
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, do Governo do Amazonas, obteve a manutenção do selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – Nível 2, a maior certificação em saúde do país. A conservação do selo, concedido a unidades de saúde que se destacam pela gestão de alto padrão de qualidade, foi divulgado pela ONA na terça-feira (18/02).
A acreditação ONA é uma das principais metodologias de avaliação da qualidade dos serviços de saúde no Brasil, recomendada pela Fundação Vanzolini e chancelada pela Organização Nacional de Acreditação. No Amazonas, o Hospital Delphina, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é pioneiro na obtenção da certificação, pela rede pública. O selo destaca as instituições que cumprem rigorosos requisitos estabelecidos pelo Sistema Brasileiro de Acreditação.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, as certificações padrão ONA representam um conjunto de requisitos de qualidade envolvendo a parte estrutural, os processos de trabalho e a capacitação no atendimento ao usuário.
“O Hospital Delfina Aziz, que faz parte dos equipamentos de saúde do Governo do Amazonas, apresenta esses requisitos de qualidade em todos os seus processos. Essa excelência é resultado do apoio e suporte do governador Wilson Lima na transformação da saúde pública no nosso Estado”, disse a secretária, parabenizando o empenho da direção e das equipes do hospital por mais essa conquista.
Certificação
A unidade integra o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), e é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). O diretor executivo do CHZN/INDSH, Cristian Tassi, explicou que as ações para manutenção do ONA–2 foi bem-sucedido no cumprimento dos requisitos legais.
“Não é apenas um reconhecimento, mas uma prova de que estamos no caminho certo para oferecer um serviço de qualidade à população. É o resultado da dedicação de cada colaborador, que, com empenho e compromisso, transforma desafios em conquistas”, disse.
O diretor executivo do CHZN/INDSH informou que todos os setores do hospital, incluindo as áreas assistenciais, administrativas e operacionais, apresentaram avanços significativos que refletem o trabalho coletivo para aprimorar os serviços oferecidos à população. Entre os principais destaques estão:
- Gestão de riscos: com a implantação de um sistema digital de monitoramento, garantindo respostas mais rápidas a incidentes e promovendo maior segurança assistencial;
- Capacitação de equipes: com a realização de treinamentos regulares, totalizando mais de 46 horas anuais de qualificação em práticas seguras e humanizadas por colaborador;
- Sustentabilidade: com a implementação de ações que incentivam a educação sócio ambiental, na prática de realizar o consumo de energia e água, alinhando a gestão hospitalar a práticas ambientalmente responsáveis.
- Tecnologia: com atualização de equipamentos de diagnóstico por imagem e expansão do sistema de prontuário eletrônico, permitindo maior integração entre os setores;
- Humanização: com a criação de novos programas de acolhimento ao paciente e suporte às famílias, consolidando a visão do hospital como um espaço de cuidado integral, entre outros.
Tassi destacou, ainda, que a unidade segue intensificando os esforços para atingir o próximo nível da acreditação, o ONA-3, que exige um alto padrão de excelência e integração entre processos, com foco na segurança do paciente e na melhoria contínua de resultados.
“O hospital seguirá com auditorias internas e avaliações regulares para assegurar que os padrões exigidos pela ONA-3 sejam alcançados. O objetivo é consolidar o Delphina Aziz como uma referência não apenas no Amazonas, mas em todo o Brasil”, declarou.
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