A média mensal é de 5 mil atendimentos, com o tempo médio de respostas ao cidadão de 7 dias
Foto: Arquivo/SSP-AM
A Ouvidoria-Geral do Sistema da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), registrou cerca de 62 mil atendimentos e manifestações, alcançando uma taxa de resolução superior a 96% das demandas da população. Os números correspondem ao período de janeiro a dezembro de 2024.
O ouvidor-geral, Sérgio Augusto, destaca o crescimento nos atendimentos registrados neste ano em comparação com o período anterior, além do aumento nas respostas das demandas.
De acordo com os dados da Ouvidoria, dos 62 mil atendimentos realizados neste ano, mais de 27 mil foram solicitados por meio do canal de WhatsApp. As principais demandas incluem solicitações de imagens de câmeras, dados criminais, e informações relacionadas à Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Além disso, foram contabilizadas 32 mil ligações via Call Center, principalmente, para verificar registros de Boletins de Ocorrência (BO) e acionamentos ao número 190. Juntos, esses dois canais correspondem 96% das solicitações.
Os outros 4% estão representados pelos 1.119 atendimentos via e-mail da Ouvidoria e 405 solicitações do Portal Íntegra, 834 manifestações através da plataforma do governo federal Fala.BR, além dos 177 atendimentos presenciais.
Para o ouvidor-geral, as iniciativas implementadas através dos canais de comunicação foram fundamentais para o crescimento e a eficácia nos números de atendimento ao público.
“Esses números da ouvidoria refletem o compromisso dos servidores em aumentar a eficiência e alcançar um número maior de cidadãos. Dentre as principais ações, destacam-se a reabertura do Call Center, um canal essencial entre a população e a ouvidoria, que possibilita um contato mais direto e ágil com os serviços”, explica o servidor.
Planejamento
Segundo o ouvidor, a projeção da Ouvidoria para 2025 tem como meta expandir os atendimentos com foco no interior do Amazonas.
“O objetivo é alcançar todos os municípios do estado que ainda apresentam números baixos de acesso aos canais da Ouvidoria. A proposta inclui ações de sensibilização, melhor estruturação do atendimento remoto e presencial, além de buscar um crescimento ainda mais significativo no número de atendimentos”, detalha o servidor.
Ainda conforme o ouvidor-geral, a estratégia inclui a expansão do Call Center para atender outras regiões do estado, especialmente as áreas mais afastadas dos centros urbanos. Serão realizadas campanhas de conscientização nos municípios, com o objetivo de informar a população sobre os canais de acesso disponíveis e a importância da participação dos cidadãos para a melhoria dos serviços públicos.
Canais da Ouvidoria
A SSP-AM dispõe de três canais diretos para que a população encaminhe manifestações à Ouvidoria. Entre eles estão o Call Center, pelo número (92) 99186-4344, o e-mail [email protected], e o Linktree da Ouvidoria, disponível em: https://linktr.ee/ouvidoriassp, que redireciona para todos os canais de atendimento.
O atendimento também é realizado de forma presencial na Rua Olegário Mariano, Nº 02 , bairro Compensa, na zona oeste de Manaus, onde está localizada a unidade física da Ouvidoria.
Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, sugestões ou elogios relacionados às ações de agentes, órgãos e entidades estaduais.
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