Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas promove a inclusão digital por meio do ensino da Geografia

Portal O Judiciário Redação

O estudo de caráter multidisciplinar analisa as diferentes vertentes do Geoprocessamento

Foto: Arquivo do pesquisador / Divulgação

Melhorar a qualidade do ensino a partir do uso de meios e ferramentas tecnológicas de geoprocessamento como forma de inclusão digital e incentivo ao mercado de trabalho, para alunos da rede estadual de ensino foi o objetivo de pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo amparado pelo edital n° 006/2021 – Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica – Prodeb/Fapeam teve como premissa encorajar o pensamento crítico dos estudantes e incentivá-los na entrada ao mercado de trabalho.

A pesquisa “Aplicações tecnológicas do geoprocessamento nos estudos ambientais como ferramenta de inclusão digital e preparação ao mercado de trabalho, direcionadas ao ensino médio da rede estadual de educação do Amazonas” foi coordenada por Flávio Teixeira Lima, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais; doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

O projeto multidisciplinar teve como base a disciplina de Geografia na análise espacial, e também integrou conhecimentos da Matemática, Física e Química no Sensoriamento Remoto; de Informática no contato com softwares especializados em Geoprocessamento; e da Língua Inglesa.

Com essa metodologia, foi possível identificar dados de componentes físicos, bióticos e antrópicos do espaço geográfico de uma determinada região. E dessa maneira, trouxe a possibilidade de contribuição para o debate sobre a relação da sociedade com o meio ambiente.

Para o coordenador, uma das formas de melhorar a qualidade de ensino é a partir da disponibilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula ainda nos primeiros anos da vida escolar, especialmente para aqueles alunos com acesso limitado ao mundo digital.

“A inclusão digital permite a inserção de habilidades que possam ser melhoradas ao longo do tempo, além de criar uma cultura voltada ao mundo da tecnologia, uma vez que é uma área que traz imensas contribuições sociais”, disse.

Durante a pesquisa realizada na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, localizada no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, foi apresentado aos estudantes o conjunto de técnicas que fazem parte da Geotecnologia, que cuida da coleta, da interpretação e da investigação dos dados reunidos, possibilitando acesso a softwares especializados como ArcGIS Dashboards e ArcGIS Pro, e a técnicas da aerofotogrametria com o uso de drones.

Foto: Arquivo do pesquisador / Divulgação

Flávio Lima espera que o projeto tenha despertado o interesse dos alunos para o mercado de trabalho na área de tecnologia, bem como para a investigação científica em geral. O pesquisador explica que, a depender do que faz parte da grade curricular, a escola também tem influência direta não só no desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também no campo profissional.

“A tecnologia está presente em todas as áreas do conhecimento. Isso faz com que gere ampla possibilidade de escolha, permitindo que o indivíduo busque uma área que seja compatível com seus interesses profissionais”, pontuou.

Ele acredita que tem sido cada vez mais relevante que os métodos de ensino sejam repensados, para atrair a atenção dos estudantes, promovendo a autonomia e o trabalho colaborativo, integrando teoria e prática. Para isso, são necessárias atividades que estejam de acordo com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que estimulem a curiosidade dos estudantes em um espaço de análise crítica e de criatividade.

“A aliança entre teoria e prática possibilita mais autonomia nos estudos. Facilita o aprendizado, uma vez que torna o aluno alguém mais crítico, desencadeando assim maior poder de busca do conhecimento e de situações do ambiente que o envolve”, declarou.

De acordo com o coordenador, a inclusão digital em sala de aula não se trata apenas da disponibilização de equipamentos, mas também da necessidade de mostrar aos estudantes de que maneiras a tecnologia pode contribuir no dia a dia, e quais oportunidades podem surgir a partir do domínio dessas ferramentas.

Resultados

O estudo gerou a produção do artigo científico “As Contribuições das Geotecnologias na Construção do Conhecimento Geográfico Frente aos Desafios da Consolidação do Pensamento Espacial e do Raciocínio Geográfico na Nova BNCC”, que foi publicado na Revista Presença Geográfica (RPGeo), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), disponível no link: https://periodicos.unir.br/index.php/RPGeo/article/view/7322.

Além disso, imagens e vídeos foram produzidos a respeito da análise geográfica, bem como materiais cartográficos a partir dos estudos de Geoprocessamento.

Apoio da Fapeam

Sobre o apoio da Fapeam, o professor destacou a aquisição das ferramentas tecnológicas utilizadas no projeto, incluindo softwares específicos. “O projeto foi uma grande experiência que trouxe ganhos significativos. Que o investimento em desenvolvimento científico, tecnológico e a formação continuada de professores seja prioridade em todas as esferas governamentais. Isso facilita o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país”, disse.

Prodeb/Fapeam

Entre os objetivos do Prodeb está o de desenvolver tecnologias pedagógicas visando a igualdade e a equidade educacional na educação básica do estado. Além de promover estudos que contemplem práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares, e tecnológicas diversificadas para potencializar o ensino na educação básica do Amazonas.

Portfólio de Pesquisas

Essa e outras pesquisas coordenadas por cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.04, organizado pela Fapeam, com um total de 50 estudos já finalizados.

Para saber mais, acesse o link: https://www.fapeam.am.gov.br/portfolios-de-investimentos-e-resultados-de-pesquisas-vol-01-e-vol-02/

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