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Prefeitura realiza mais de 5 mil atendimentos na 1ª edição do “Cidadania em Foco”

O Judiciário
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Se aproximando ainda mais da população e de suas principais demandas, a Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 18/1, mais de 5 mil atendimentos no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, por meio da primeira edição do mutirão “Cidadania em Foco”, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Ao longo de toda a manhã e início da tarde, mais de 20 serviços totalmente gratuitos foram oferecidos na Escola Municipal Professora Marly Barbosa Garganta, buscando suprir demandas relacionadas, principalmente, à emissão de documentação básica e Cadastro Único.

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De acordo com o secretário da Semasc, Saullo Vianna, o principal foco da pasta para o ano de 2025 é desenvolver e ampliar ações que auxiliem a gestão municipal a atender os chamados “vazios assistenciais” da capital amazonense.

“Vários serviços compõem a estrutura do ‘Cidadania em Foco’, que é esta ação que percorrerá todas as zonas da cidade. A ideia é que sempre realizemos essas ações menores, unidas à ‘Manaus Mais Cidadã’, nossa ação de grande porte, para que possamos garantir que nenhuma família deixe de ter acesso aos seus direitos”, explicou Vianna.

Entre os principais serviços buscados, a inserção e atualização do Cadastro Único e a emissão da 1ª e 2ª via da Certidão de Nascimento foram os carros-chefes da ação. Além destes, foram oferecidos serviços de vacinação, distribuição de mudas, quitação e negociação de dívidas com as concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia, entre outros.

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Para a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola, a intersetorialidade dos serviços oferecidos é fundamental para que a cobertura de políticas públicas de Manaus seja ampliada de forma eficiente.

“Estamos oferecendo serviços que conversam entre si. Em muitas das vezes, uma pessoa que chega até aqui em busca da 2ª via da Certidão de Nascimento também precisa desse documento para atualizar seu Cadastro Único. Esse é o mesmo público que também pode se interessar pelos serviços de saúde, pelas tarifas sociais de água e energia, por orientações jurídicas e afins”, destacou.

Satisfação no rosto de quem merece

Entre as mais de 2 mil pessoas que passaram pelo espaço da ação ao longo do dia, Elisânia de Lima aproveitou a oportunidade tanto para emitir a 2ª via de sua Certidão de Nascimento quanto para atualizar seu esquema vacinal. Para a dona de casa, a qualidade do atendimento recebido fez do “Cidadania em Foco” uma surpresa mais do que positiva.

“Eu achei a ação maravilhosa. Todas as pessoas que estão trabalhando aqui foram muito prestativas, sempre nos orientando e tirando dúvidas. Não tenho o que criticar”, afirmou.

Já Ranielle Oliveira, também dona de casa, decidiu que após resolver suas pendências documentais um tratamento nas unhas lhe cairia bem, aproveitando mais um dos serviços gratuitos oferecidos pela ação.

“Geralmente é meio complicado durante a semana, às vezes, o agendamento pode demorar um pouco. Então, eu adorei a possibilidade de poder vir e resolver tudo num dia só”.

Trabalho contínuo

Dando continuidade ao objetivo de levar os principais serviços da Semasc e seus parceiros para mais perto da população, a 2ª edição do “Cidadania em Foco” será realizada no próximo sábado, 25/1, na Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste

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Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Paula Pessoa / Semcom e Diego Lima / Semasc

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBYve8

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