Prefeitura realiza primeira edição de 2025 do ‘Manaus Mais Cidadã’ com 30 mil atendimentos realizados na zona Norte

O Judiciário

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, neste sábado, 29/3, a primeira edição de 2025 do mutirão “Manaus Mais Cidadã”. O evento aconteceu na escola municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, localizada na rua Raio de Luz, no residencial Viver Melhor – etapa 2, bairro Lago Azul, zona Norte da capital. Com um total de 30 mil atendimentos realizados, a ação reuniu cerca de 10 mil moradores da região.

Com o intuito de assegurar cidadania e garantir direitos básicos à população, o evento ofereceu mais de 160 serviços gratuitos em parceria com secretarias municipais, estaduais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Entre os principais atendimentos disponibilizados estavam a inserção e atualização do Cadastro Único, emissão de certidão de nascimento, orientação sobre tarifa social de energia e água, consultas médicas, vacinação e alistamento militar. Além disso, houve emissão de carteira de trabalho digital, atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), orientação jurídica e embelezamento.

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“Aqui na zona Norte, iniciamos esta edição do ‘Manaus Mais Cidadã’ devido à grande demanda pelos serviços que oferecemos. Sabemos que muitas pessoas precisam desses atendimentos, e é por isso que escolhemos começar o ano trazendo essa ação para o residencial Viver Melhor. Desde cedo, a equipe trabalhou para garantir que todos fossem atendidos da melhor forma possível. Algumas pessoas foram realocadas de outros serviços que já haviam sido concluídos para agilizar o fluxo e garantir mais celeridade ao processo. Além disso, devido à alta procura, uma nova ação já está sendo planejada para trazer ainda mais serviços à comunidade”, afirmou o titular da Semasc, Saullo Viana. 

O diretor do Departamento de Direitos Humanos e coordenador do programa “Manaus Mais Cidadã”, Moisés Gusmão, reforçou o compromisso de levar os atendimentos a diferentes zonas da cidade, garantido os direitos essenciais à população.

“Essa edição do ‘Manaus Mais Cidadã’ 2025, é uma ação da Prefeitura de Manaus em integração com todas as secretarias municipais, para oferecer mais de 160 serviços gratuitos à população. A Semasc coordena essa ação em parceria com as demais secretarias, promovendo dignidade, direitos e cidadania para quem busca atendimento. Ao longo do ano, percorreremos todas as zonas da cidade, levando o mutirão de atendimento a diversos bairros que necessitam desses serviços”, pontuou Gusmão.

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A fisioterapeuta Daniele Sanchez, da Fundação Doutor Thomas (FDT), destacou a importância da ação para conscientizar a população sobre os cuidados adequados com os idosos e enfatizou o papel fundamental das famílias na manutenção do convívio familiar e o suporte necessário para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

“Participamos hoje desta ação com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cuidado adequado com os idosos, oferecendo orientações e encaminhamentos necessários. A Fundação Doutor Thomas é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), mas nosso principal trabalho, por meio do PAD, é incentivar que o idoso permaneça no convívio familiar sempre que possível. Por isso, nossa presença aqui também teve o propósito de oferecer apoio e orientação para aqueles que mais precisam”, relatou a fisioterapeuta.

A ação não só facilitou o acesso a programas sociais como também promoveu um espaço para que os cidadãos tirassem dúvidas sobre seus direitos e serviços disponíveis. A moradora Rosângela Ramires comentou sobre a importância da ação para a comunidade do Viver Melhor. Em busca de atendimento oftalmológico e da primeira via do título de eleitor de sua filha, ela expressou sua felicidade ao conseguir resolver todas as pendências no evento.

“Estive aqui em busca de atendimento oftalmológico e para tirar a primeira via do título de eleitor da minha filha, conseguir resolver tudo hoje. Essa ação é muito importante para a população do Viver Melhor, e tenho certeza de que todos que vieram tiveram suas pendências resolvidas. Agradeço à prefeitura pelo serviço prestado”, finalizou a moradora.

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Texto – Camili Vitória/Semasc

Fotos – Antonio Pereira/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC7bNL

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