Projeto ‘Trilhas do Saber’ finaliza primeira etapa de formação de educadores da rede estadual na capital

Iniciativa teve como público-alvo professores de Linguagens e Matemática e manipuladores de alimentos

Foto: Hitalo Kleto/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O projeto ‘Trilhas do Saber’, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), finalizou, nesta quinta-feira (16/05), a primeira etapa formativa de educadores de escolas de Ensino Médio da rede estadual na capital. A capacitação, que teve início no dia 29 de abril, foi realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus.

O ‘Trilhas do Saber’ integra os projetos prioritários do Programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021, e, este ano, visa alcançar professores das áreas de Linguagens e Matemática e manipuladores de alimentos de escolas estaduais em todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) da capital, até novembro deste ano. Com foco na apresentação de metodologias de ensino inovadoras, o último dia da primeira etapa da formação contou com a presença de professores de Matemática das escolas estaduais de Ensino Médio da CDE 1.

O professor formador de Matemática, José de Alcântara, explicou que o projeto trabalha os temas que os alunos apresentaram maior dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia considerou os resultados Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2023, a prova diagnóstica da rede estadual de ensino.

Foto: Hitalo Kleto/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“A partir desse resultado da Avam, elaboramos uma formação por coordenadoria. Pegamos quais são os descritores críticos, dividimos em três grupos e, em cada encontro, a gente aborda um grupo desses descritores”, explicou José de Alcântara.

O professor de matemática da Escola Estadual Ruy Araújo, Jorge Alencar, que participou do curso, ressaltou que, além de oportunizar o encontro de ideias e experiências, a formação proporcionou um novo olhar sobre o trabalho pedagógico com a matemática, área de conhecimento com a qual trabalha.

Foto: Hitalo Kleto/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“A interação, não somente da troca de formação, mas a socialização dos conhecimentos entre colegas (foi importante) e a gente olhar a matemática de um modo diferente. Não apenas para embasar e focar só em resultado, porque rendimento é consequência de aprendizagem, e eu acho isso mais interessante nesse ponto de vista”, disse o professor.

Para a pedagoga do Cepan, Rosa Amélia Lira, a formação dos educadores é uma forma de atrair os estudantes ao processo educacional. “Nós estamos vendo a nossa preocupação com o Ensino Médio, com a questão da leitura, da escrita, de como trabalhar com a matemática, a importância da matemática para o dia a dia, para a vida deles. É uma forma de investir na vida do professor, tendo como produto final o estudante”, destacou a pedagoga.

Segurança alimentar

Também faz parte do planejamento do ‘Trilhas do Saber’ a capacitação de manipuladores de alimentos. No Ceti Gilberto Mestrinho, os profissionais participaram do curso ‘Alimentação Escolar: boas práticas para segurança alimentar’, com aulas sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, qualidade de vida no trabalho e primeiros socorros. Nas próximas etapas, a formação se estenderá às escolas estaduais de Ensino Médio das demais coordenadorias.

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