Secretaria de Gestão de Pessoas publica competências organizacionais escolhidas em votação

Portal O Judiciário Redação
Fachada do TJAM (Foto: Divulgação/TJAM)

Também já foram mapeados 60% dos postos de trabalho de unidades judiciais e administrativas da instituição.


A Secretaria de Gestão de Pessoas divulga o resultado da escolha de cinco competências organizacionais que nortearão as ações de Gestão de Pessoas a partir de 2022 no Tribunal de Justiça do Amazonas.

A votação ocorreu em março, por meio de formulário disponibilizado ao público interno pela intranet e por e-mail, com sete opções apresentadas a partir de oficinas realizadas desde janeiro deste ano.

Trata-se de uma sistematização do desenvolvimento de pessoas e da instituição, envolvendo aspectos como a manutenção de talentos, a transparência das relações interpessoais, a melhoria na eficiência dos resultados pessoais e organizacionais e a justiça nas políticas de gestão de pessoas.

As cinco competências escolhidas são as descritas abaixo, com detalhamento do que compreendem:

– Gestão de mudanças e inovação: gerenciar as mudanças e estabelecer novos modos de trabalhar por meio de soluções inovadoras, alinhadas aos objetivos estratégicos do Judiciário;

– Foco no cidadão: orientar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos, fortalecendo o relacionamento com a sociedade;

– Agilidade na prestação dos serviços: criar e implantar métodos ágeis de trabalho, que aperfeiçoem os serviços continuamente, sem descuidar da qualidade;

– Foco em resultados: implementar e sistematizar ações para o alcance dos objetivos institucionais, pelo cumprimento de indicadores, atividades e metas dentro de prazos estabelecidos;

– Desenvolvimento e melhoria contínua: realizar continuamente aperfeiçoamento de processos, pessoas e serviços, conforme as normas do judiciário e as necessidades contemporâneas.

De acordo com a Segep, o Programa de Gestão por Competências do TJAM já mapeou 60% dos postos de trabalho de unidades judiciais e administrativas da instituição. Após o término desta fase, serão definidas as competências (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes) desejáveis para os servidores, com base na descrição dos objetivos dos postos de trabalho e nas cinco competências organizacionais escolhidas pelo público interno.




Patrícia Ruon Stachon

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