Instalada no 1.º andar do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, a SECOP foi reestruturada para propiciar maior integração entre as secretarias que a compõem.
O Tribunal de Justiça do Amazonas realizou nesta segunda-feira (04/04) a entrega das novas instalações da Secretaria de Compras, Contratos e Operações (SECOP), no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM.
A cerimônia teve a presença da desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha; do juiz de Direito auxiliar da Presidência do TJAM, Roberto Hermidas de Aragão Filho, que representou o Tribunal; do secretário-geral de Administração do TJAM, Chrystiano Lima e Silva; da diretora da Divisão de Patrimônio e Material, Nélia Vieira; da coordenadora de Licitação, Tatiana Paes de Almeida; do diretor da Divisão de Compras e Operações, Geraldo Jorge Sales Júnior; da diretora da Divisão de Contratos e Convênios, Marluce Araújo dos Santos, dentre outros secretários, diretores e servidores do Tribunal.
A SECOP é uma unidade administrativa subordinada à Secretaria-Geral de Administração do TJAM e tem por finalidade planejar, organizar, dirigir e controlar os processos administrativos relativos a compras públicas em geral, contratação de serviços, convênios e congêneres, aquisição de materiais e preservação do patrimônio do Poder Judiciário do Estado do Amazonas. Para realizar tais atribuições, a Secretaria conta com quatro setores: Divisão de Patrimônio e Material, Coordenadoria de Licitação, Divisão de Compras e Operações e Divisão de Contratos e Convênios.
O secretário-geral de Administração, Chrystiano Lima e Silva, explica que a nova área física da SECOP é parte de um projeto de reestruturação pelo qual o Tribunal vem passando, especialmente em relação aos setores que compõem a Secretaria-Geral de Administração (SECGAD).
“O objetivo é a integração entre as diretorias que compõem a mesma Secretaria, com vistas a uma comunicação mais fluida, célere e eficiente; uma mudança de conceito com vistas ao aumento da transparência e da eficácia para o aendimento do nosso cliente interno, que são nossos servidores, magistrados, desembargadores. Com a entrega de um serviço mais célere e eficiente, conseguimos, consequentemente, atingir positivamente também o jurisdicionado”, afirma o secretário.
O secretário-geral de Administração disse ainda que, além do novo ambiente da SECOP, outras ações têm sido realizadas com esse objetivo, e destacou a elaboração do “Manual de Organização da SECGAD”, definindo-se claramente as atribuições e fomentando a segregação de funções e o “Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos” e a regulamentação de implementação da Conta-Depósito Vinculada; criada a Assessoria de Fiscalização Técnica e convertida a antiga Comissão Permanente de Licitação em Coordenadoria de Licitação. Além disso, está em elaboração o “Manual de Fiscalização Técnica”.
Outras iniciativas seguem em implantação, conforme o secretário. “Estamos regulamentando a aplicação da nova lei de licitações e contratos (Lei n.º 14.133/2021) no âmbito do TJAM, bem como elaborando o Programa de Integridade, composto pelo Código de Conduta do Servidor do Poder Judiciário do AM e Processo de Apuração de Responsabilidade”.
Para a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, a entrega das novas instalações da SECOP é mais uma realização importante da Presidência do Tribunal de Justiça. “A Secop é um setor estratégico e é importante que suas equipes disponham de um bom ambiente para desenvolver suas atividades. Aqui está tudo maravilhoso”, afirmou a magistrada.
Contatos:
Divisão de Compras e Operações (DVCOP) – (92) 2129-1020/1021/1022/1023 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Divisão de Contratos e Convênios (DVCC) – (92) 2129-6792 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Divisão de Patrimônio e Material (DVPM) – (92) 3303-5235/5020 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Licitação (COLIC) – (92) 2129-6743/6789 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira as fotos do evento nesse link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720297854575/with/51982602694/
#PraTodosVerem – A foto que ilustra a matéria mostra o momento do descerramento da placa que registra a entrega da obra das novas instalações da Secop.
Patrícia Ruon Stachon e Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata
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