O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) passou a ter a funcionalidade de Peticionamento Eletrônico

Ilustração de pessoa manipulando ícones digitais relacionados à justiça
O Tribunal Superior do trabalho disponibilizou uma nova funcionalidade para usuários externos cadastrados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O módulo de Peticionamento Eletrônico, desenvolvido pela Agência Nacional de telecomunicações (ANATEL), permite que pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas) enviem documentos administrativos digitais para diversas áreas do TST, do Conselho Superior da justiça do trabalho (CSJT) e da escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do trabalho (Enamat), sem a necessidade de entrega de documentos em formato físico ao protocolo.
O usuário externo é a pessoa física ou o representante de pessoa jurídica (pública ou privada) autorizada a acessar, assinar e enviar documentos eletrônicos, mediante cadastro e permissão específica. Os interessados precisam se cadastrar junto ao SEI. O cadastro, realizado somente uma vez, é válido, a partir da data da liberação, para acessar todas as funcionalidades do módulo Peticionamento Eletrônico.
Esse trabalho, desenvolvido pelo Comitê Gestor do SEI, tem como objetivo aumentar a celeridade, a modernização da gestão documental e o acesso à informação.
Em caso de dúvidas, consulte o Manual do Usuário Externo – Peticionamento Eletrônico.
(SECOM/CF)