Ad image

Faltando menos de 12 horas para fim do prazo, 54 órgãos não prestaram contas ao TCE-AM

Portal O Judiciário Redação

Faltando menos de 12 horas para o fim do prazo de entrega das prestações de contas anuais ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), 54 órgãos da administração direta e indireta do Estado e da cidade de Manaus ainda não prestaram contas ao TCE-AM. Eles têm até às 23h59 desta quarta-feira (31) para enviar os dados ao Tribunal, via sistema E-contas.

Dos 176 que devem enviar as documentações referentes às prestações anuais de 2020, apenas 122 já fizeram os respectivos envios.

Publicidade
Ad image

Para os gestores municipais do interior do amazonas, o prazo foi prorrogado até o dia 30 de maio. A decisão visa não prejudicar àqueles gestores que tiveram dificuldades na junção de documentos, sobretudo nos meios digitais, por conta da pandemia.

Entre os órgãos do estado e do município de Manaus, 54 permanecem pendentes com a Corte de Contas até o final da manhã de hoje, o que representa mais de 30% dos órgãos da capital que precisam prestar contas até a referida data.

No estado do Amazonas, órgãos como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, e Fundo de Apoio ao Ministério Público Estadual já realizaram as respectivas entregas, porém, 11 ainda não apresentaram as documentações necessárias, são eles o Governo do Estado do Amazonas; o Centro de Educação Tecnológica (Cetam); Fundação Universidade do Amazonas (UEA); Fundação Centro de Controle de Oncologia (Fcecon); Secretaria de Estado de Saúde (Susam); Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), entre outros.

Publicidade
Ad image

Já no município de Manaus, estão entre os 13 órgãos pendentes o Instituto de Mobilidade Urbana (Immu), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Prazo prorrogado para órgãos do interior

As 61 prefeituras e demais órgãos do interior do Amazonas tiveram os prazos prorrogados para entrega das prestações de contas anuais (referentes a 2020), mensais (referentes a dezembro/20, janeiro, fevereiro e março/21), e dos últimos relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal.

Com a mudança no envio, que devido a pandemia, passou a ser feito exclusivamente de forma eletrônica, muitos municípios passaram a ter dificuldades no envio, principalmente por conta do acesso à internet. A decisão busca não prejudicar estes gestores, dando mais tempo para organização das documentações digitais.

Suporte aos gestores

Desde o início do ano, o TCE-AM já disponibiliza uma equipe de suporte para sanar dúvidas dos gestores que devem apresentar as contas. Por meio do e-mail [email protected], os gestores podem consultar a equipe de suporte. No portal, uma página com esclarecimentos gerais também está disponível: https://www2.tce.am.gov.br/?page_id=21427.

Texto: Lucas Silva  Foto: Ana Claudia Jatahy

Compartilhe este arquivo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *