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Ouvidoria do TST e CSJT atendeu mais de 15 mil ocorrências em 2023

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Ouvidoria do TST e CSJT atendeu mais de 15 mil ocorrências em 2023

Conheça o trabalho da unidade neste mês em que é comemorado o Dia do Ouvidor

16/03/24 – Em 2023, a Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho respondeu a 99,8% das 15.885 manifestações recebidas, entre elogios, sugestões, reclamações, denúncias e solicitações. A unidade também atendeu a 94,3% dos pedidos de informação realizados via Lei de Acesso à Informação no último ano.

Os resultados são frutos do trabalho de muitos ouvidores que atuam diariamente para garantir que a sociedade seja atendida e ouvida, fortalecendo a participação dos cidadãos e o acesso pleno à  democracia. Em comemoração ao Dia do Ouvidor, neste 16 de março, conheça mais sobre esses profissionais. 

Democracia

O que faz um ouvidor? Esse profissional é responsável por ouvir a sociedade nas instituições públicas, receber manifestações e pedidos e encaminhá-los aos setores responsáveis para que sejam solucionados. O ouvidor faz uma ponte entre a sociedade e o governo, e, por isso, a atividade realizada pelas ouvidorias é fundamental para garantir a cidadania ativa e para que a democracia seja acessada por todos. 

A Ouvidoria do TST e do CSJT oferece amplo acesso à informação, com precisão e qualidade de conteúdo. Os ouvidores trabalham com a intenção de que todo manifestante tenha sua demanda respondida de forma eficaz e objetiva. Assim, na medida em que o público pode dar sua opinião, sua sugestão e efetivar a sua participação, a Ouvidoria consegue aprimorar os serviços oferecidos pelo TST e pelo CSJT.

Monitoramento

A Ouvidoria também é responsável por efetivar, monitorar e publicar os resultados das Pesquisas de Satisfação do TST e do CSJT, que possibilitam calcular o grau de satisfação do usuário com os serviços prestados. 

Além disso, monitora a Carta de Serviços ao Cidadão, presente nos sites do TST e do CSJT, que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos.

Canais

A Ouvidoria do TST e CSJT oferece seis canais de atendimento para receber e tratar todas as manifestações recebidas, os pedidos fundamentados na Lei de Acesso à Informação e os definidos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Atendimento presencial: no edifício-sede do TST, localizado no Setor de Administração Federal Sul, quadra 8, lote 1, bloco A, 3° andar, sala A3.67.
Formulário eletrônico: disponível no site do TST
Correspondência: devem ser enviadas para o seguinte endereço: Setor de Administração Federal Sul, quadra 8, lote 1, bloco A, 3° andar, sala A3.67, CEP 70.070-94.
Central de Atendimento Telefônico: 0800-644-3444 (para ligações de aparelhos fixos) e (61) 3043-8600 (para ligações de celulares), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h;
Redes Sociais: pelo Facebook e pelo Instagram;
Balcão Virtual: o atendimento telepresencial ao público nas unidades funciona das 9h às 18h.

(Luana Nogueira/JS)

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