Ad image

STF, WhatsApp e Robbu firmam parceria para criação de uma conta oficial do Tribunal no aplicativo

O Judiciário
O Judiciário

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou nesta quarta-feira (22) parceria com o WhatsApp e a Robbu, empresa voltada a soluções de atendimento digital omnichannel, para implementar atendimento por um canal oficial de mensagem via chatbot no WhatsApp. Disponível no número +55 61 3217-3003 ou pelo link https://wa.me/556132173003, o canal trará acesso a serviços, informações institucionais e notícias relevantes sobre a atuação do Tribunal.

Este projeto integra o Programa de Combate à Desinformação criado em agosto de 2021 e não tem custo aos cofres públicos. O programa prevê medidas educativas e a difusão de informações oficiais e confiáveis sobre a Justiça. A iniciativa com as empresas vai apoiar o STF em ações de esclarecimento sobre as competências do órgão, fortalecendo o conhecimento e a confiança dos brasileiros no trabalho realizado pela instituição. Meta Platforms Inc, WhatsApp LLC e Robbu colaboram nessas iniciativas.

“O Supremo Tribunal Federal tem trabalhado para aproximar a instituição da sociedade e difundir, cada vez mais, informações corretas sobre o funcionamento e o papel do Tribunal. Esse produto lançado será muito útil para quem já utiliza os serviços e também para quem quer aprender mais sobre o Supremo”, afirmou o ministro Luiz Fux, presidente do STF. 

Como vai funcionar

A conta oficial do STF no WhatsApp vai funcionar como um assistente virtual que traz, de forma rápida e segura, um acesso facilitado a outras ferramentas já disponíveis no portal do STF, como consulta processual e de jurisprudência, além de informações institucionais confiáveis para combater a disseminação de notícias falsas. A iniciativa deve impactar até 100 mil pessoas diariamente (acesso médio diário ao site do Tribunal) e visa atender aos cidadãos, estudantes, jornalistas e aos profissionais da advocacia que se informam pelo site do Tribunal e interagem pelos seus canais digitais, como a Central do Cidadão.

Uma das principais funcionalidades será a opção de receber mensagens automáticas direto no aplicativo de mensagens com notificações de qualquer novidade no andamento de processos em trâmite no Supremo.

Com a implementação finalizada, a população poderá compartilhar, com mais velocidade e total segurança, as informações com seus contatos no WhatsApp. Por ser uma conta oficial com selo de verificação, os usuários estarão seguros de que estão se comunicando diretamente com o STF.

Parceiros

Segundo Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, a conta oficial do STF no WhatsApp traz serviços muito procurados, diretamente para o aplicativo, com a facilidade que os usuários já estão acostumados. “A parceria com o Supremo Tribunal Federal é muito significativa para o WhatsApp, pois representa um marco nas cooperações do aplicativo com as instituições brasileiras. Com essa iniciativa, reforçamos uma premissa para a companhia que é incentivar o acesso a informações confiáveis, na palma da mão de pessoas em todo o país”, aponta.

Já Francisco Dabus, diretor Comercial da Robbu, enfatizou que objetivo da iniciativa é garantir o meio de acesso ao cidadão e advogados de todo o país a informações de fonte confiável, além da disponibilidade de serviços que antes só eram possíveis por outros canais. “A parceria contribui para consolidar o já existente posicionamento da Robbu como uma empresa que trabalha para evitar a proliferação de falsas notícias”.

Veja alguns dos tópicos que estarão disponíveis no autoatendimento:

* Sobre o STF: esclarecimentos sobre o papel constitucional e as responsabilidades do STF para combater a desinformação

* Notícias relevantes sobre decisões da corte de interesse público como eleições e participação cívica, vacinas e protocolos de saúde; inclusão e acessibilidade

* Combate à desinformação: notícias da Corte ou artigos de organizações de checagem de fatos para esclarecimentos importantes sobre a atuação do STF

* Serviços com ferramentas de acessibilidade (áudios e/ou vídeos) como:
   1. Requisição de certidão
   2. Autenticação de documentos
   3. Consulta de processos e de pauta de julgamentos
   4. Tira-dúvidas para advogados

Com informação da Assessoria de Imprensa da Robbu.
Matéria atualizada em 24/6/2022, às 12h25, para acréscimo de informações.

Compartilhe este arquivo