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Técnicos do TJAM e da Sec reúnem-se para discutir detalhes da instalação e funcionamento do Museu do Judiciário do Amazonas

Portal O Judiciário Redação

Elaboração do regime interno; do plano museológico; do plano anual de atividades e realização de inventários de bens culturais foram alguns dos temas discutidos na reunião.Representantes da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD/TJAM) e do Arquivo Central do Tribunal de Justiça do Amazonas reuniram-se na última quarta-feira (1.º/09) com o corpo técnico que atua no Museu do Judiciário (Mujam) – antigo Palácio da Justiça – e com servidores da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Sec) para discutir detalhes da instalação e do funcionamento do novo museu, recém-criado pelo Judiciário Estadual.
Na reunião, que aconteceu na sede do Mujam, no Centro de Manaus, foram abordadas questões relacionadas à elaboração do regime interno (uma exigência da Lei de Museus); do plano museológico; do plano anual de atividades; da realização de inventários de bens culturais; entre outros.
“A Secretaria de Cultura nos apresentou um manual de uso, que não é um plano museológico, e sim um procedimento operacional em que eles descrevem como deve ser usado o espaço. Sobre o plano anual de atividades, a Sec pontuou as questões relativas a exposições realizadas no local, mediante o recebimento de demandas externas, para a realização, por exemplo, de mostras de fotografias, de júris simulados, entre outros”, explicou o gerente-geral do Arquivo Central do e secretário da CPAD/TJAM, Pedro Souza Neto.
“Nossa ideia, enquanto unidade que vai gerir o Museu do Judiciário, foi que começássemos a fazer algumas mudanças pontuais como, por exemplo, oficiar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é o órgão responsável pelos prédios tombados, sobre a possibilidade de implementação da energia solar naquele espaço. Também tratamos sobre o detalhamento do perfil de visitantes, quem são eles, de onde vêm, de que bairro são e suas idades”, destacou Pedro Neto, ressaltando que a Sec vai repassar um relatório mais detalhado ao Poder Judiciário.
A Secretaria de Cultura apresentou uma demanda sobre os guias turísticos externos no âmbito da formação profissional dessas pessoas. “Para isso nós pensamos em contactar o Sindicato dos Guias Turísticos, ter uma reunião, dar uma formação aos guias cadastrados e incluí-los nessas visitações”, contou ele.
Entre outras ideias tratadas na reunião e que se pretendem desenvolver até o final da gestão do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Chalub, de acordo com Pedro Neto, estão um levantamento do quadro de corregedores-gerais de Justiça; a organização de uma linha do tempo do Judiciário amazonense; a realização de palestras no Museu trazendo o público para o Mujam fazendo com que a sociedade amazonense conheça melhor o espaço.
Conforme Pedro Neto, a Secretaria de Cultura também apresentou os detalhes do Fórum Amazonas de Museus, que deverá acontecer nos dias 23 e 24 de novembro, com o tema “Os Museus pós-pandemia: desafios, adaptações e inovação tecnológica”. Gerido pela Sec, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o evento promoverá debates sobre os espaços e a melhorias que podem ser feitas nos museus da cidade depois dessa situação pandêmica”, acrescentou gerente do Arquivo Central.



Paulo André Nunes
Fotos: acervo da (CPAD/TJAM)
Revisão de texto: Joyce Tino

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