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Atividades desenvolvidas pelo Subcomitê de Saúde do TJAM recebem nota máxima na avaliação do CNJ

Portal O Judiciário Redação

Presidido pelo desembargador Elci Simões, atingiu os objetivos da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, instituída pela Resolução do CNJ n.º 207.

O Subcomitê de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) obteve nota máxima na avaliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo cumprimento das diretrizes e estratégias para a implementação de projetos e ações institucionais voltados à promoção e à preservação da saúde física e mental de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, estagiárias, estagiários, além de aposentados e aposentadas, bem como seus dependentes em 2020.
O Subcomitê, presidido pelo desembargador Elci Simões, atingiu os objetivos da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, instituída pela Resolução do CNJ n.º 207, de 15 de outubro de 2016.
O coordenador do Subcomitê de Saúde, juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, destacou da união de esforços dos setores do TJAM, que colaborou para o sucesso da atuação. “A atuação do Subcomitê vem sendo realizada com afinco e dedicação ímpar. Todos os meses são realizadas ações, mesmo diante do distanciamento social ocasionado pela pandemia. Os debates não ficam restritos aos membros efetivos, sendo aberto a diversos profissionais (assistentes sociais, psicólogos, médicos, nutricionistas e outros), chamados a discutir acerca do aprimoramento das atividades. A ideia é que os próprios servidores participem e direcionem projetos sobre suas necessidades do cotidiano”, afirmou o juiz Áldrin Rodrigues.
O Subcomitê de Saúde do TJAM tem a participação de representantes da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde; Secretaria de Serviço Social e Acessibilidade; Secretaria de Engenharia; Secretaria de Divulgação e Imprensa; Secretaria de Pessoal; Secretaria de Expediente; Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação; Secretaria de Infraestrutura e Logística; Capelania, entre outros, cuja atuação permitiu a realização de campanhas e ações que impactam na melhoria da qualidade de trabalho e saúde do público institucional.
A pandemia e as novas ações
No início de 2020, a pandemia de covid-19 trouxe uma grande demanda de infectados, internações e mortes de magistrados, servidores e parentes. A união, liberdade de ideias, planejamento impressos na atuação da presidência e coordenação do Subcomitê de Saúde do TJAM geraram um engajamento de todos os setores envolvidos e impactaram na celeridade de atendimento às necessidades de magistrados, servidores, estagiários, aposentados e dependentes durante a pandemia e a execução de um novo projeto: o apoio emocional.
“Iniciamos o atendimento online e por ligação telefônica, envolvendo nossa psiquiatra, os psicólogos, voluntários, assistentes sociais e o capelão do TJAM. Foram muitas perdas, internações em UTIs e a equipe incansável também realizando atendimento presencial, visitando hospitais, dando apoio aos que recorreram ao serviço médico do TJAM. Esse atendimento não foi desfeito e continuamos realizando até hoje, dependendo da demanda. Concomitante a isso, continuamos com as outras ações, inclusive a Junta Médica, que não cessou a atividade”, explicou a médica Ana Cyra Saunders, diretora da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde, exaltando a importância do apoio das equipes dos outros setores integrantes do Subcomitê.
Ações realizadas
Em janeiro de 2020, a campanha “Janeiro Branco” trouxe para a reflexão o tema “É Legal Ter Saúde Mental!” e mobilizou ações em prol da saúde mental com o sistema de plantão psicológico, que atendeu 144 pessoas com as equipes atuando nos quatro Fóruns de Justiça da capital e noa sede, edifício Desembargador Arnoldo Péres, no Juizado da Infância e Juventude Infracional, além do Arquivo e Casa da Justiça. A equipe respondeu a 2.918 e-mails, com um total de 3.062 atendimentos.
No mês de fevereiro do ano passado, o Subcomitê se dedicou à Campanha de Carnaval na Prevenção às DSTs/AIDS em parceria com a Secretaria Municipal de Saude (Semsa). Foi realizada a distribuição de dez caixas contendo 144 unidades de preservativos, cada uma, nas unidades e na sede do TJAM.
Em abril e maio, o setor desenvolveu o projeto Suporte Emocional com orientações, acolhimento e apoio emocional a servidores, servidoras, magistrados, magistradas, estagiários e estagiárias em razão do momento de isolamento social, necessário ao combate e prevenção à covid-19. Voluntários, médicos (clínico geral e psiquiatra), psicólogos, assistentes sociais, nutricionista e capelania do TJAM realizaram um total de 170 atendimentos, fornecendo apoio emocional por meio de atendimento telefônico e por aplicativo de mensagem (WhatsApp). O projeto continuou em junho, incluindo atendimento presencial médico para consultas e urgências, além do WhatsApp, totalizando 320 atendimentos. Em julho, o Suporte Emocional realizou 291 atendimentos; em agosto, 349.
No mês de setembro, foi realizado o Setembro Amarelo – “Informando para prevenir” -, que massificou nas redes sociais a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e obteve um total de 940 acessos ao canal do TJAM, no Youtube, para os seminários organizados, que trouxeram profissionais convidados e integrantes do Subcomitê. Além disso, foram produzidas mensagens, massificadas nas redes sociais do TJAM. No Instagram do Tribunal, o alcance (visualizações) foi de 20 mil, 649 reações (likes), 12 comentários; no Facebook, as visualizações alcançaram 10 mil com 179 reações (likes) e seis comentários.
O “Outubro Rosa”, campanha voltada à prevenção do câncer de mama, trouxe informações visando à conscientização a respeito da doença, através da divulgação de mensagens informativas via intranet (sistema interno) e portal do TJAM; por meio também de vídeos em que especialistas falaram sobre temas relacionados à saúde da mulher, transmitidos pelo canal do TJAM no YouTube, plataforma interna e rede sociais, resultando em 2.937 visualizações no Instagram, 629 reações; e Facebook, com alcance (visualizações) de 8.302 mil, 184 reações (likes) e 91 comentários.
Novembro trouxe a campanha “Novembro Azul”, para discutir a prevenção do câncer de próstata. A ação consistiu em divulgar informações e mensagens informativas via intranet e portal do TJAM, disponibilização de vídeos em que especialistas falaram sobre temas relacionados à saúde do homem. Houve transmissão pelo canal do TJAM no YouTube, plataforma interna e rede sociais com total de 1.4674 visualizações no Instagram e alcance de 4.878 no Facebook, 37 likes e 8 comentários de seguidores.
O Subcomitê de Atenção Integral à Saúde também realizou o Projeto “Nutrição e Qualidade de Vida”, com uma rodada de conversa via plataforma Meet com a equipe da 10.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, que funciona no Fórum Ministro Henoch Reis. O “Dezembro Vermelho” discutiu eventos relacionados ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1.º de dezembro), estimulando o debate sobre a prevenção, tratamento e necessidade de acabar com a discriminação e desinformação. Foram produzidos cards informativos com orientações referentes ao tema, via intranet e portal do TJAM com total de 789 acessos. Também foram feitos 1.051 atendimentos médicos presenciais com consultas e urgências no período de abril a dezembro de 2020.


Sandra Bezerra
Foto: Raphael Alves / Arquivo TJAM
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