Da assessoria do TJPI
Qualquer empresa ou cidadão(ã) que deseja resolver conflitos relacionados ao consumo de forma rápida, sem burocracia, sem nenhum custo financeiro às partes e com possibilidade de resolução em até 10 dias úteis devem se cadastrar na plataforma consumidor.gov.br
Um serviço público que permite o relacionamento direto, por meio da internet, entre consumidores e empresas para soluções de conflitos, antes de entrar com processo na Justiça.
Na plataforma, empresas interessadas na resolução de seus litígios devem efetuar seu cadastro para se relacionar com os consumidores. Em todo o país, já são 1.162 empresas e 3.651.823 usuários cadastrados.
O site já finalizou 5.279.052 reclamações em todo o país. No Piauí, o total de reclamações finalizadas corresponde a 63.590.
“É uma alternativa mais célere e menos burocrática e evita um processo judicial, que, consequentemente, demanda mais tempo para resolver o problema”, ressaltou Leila Medeiros, servidora do Nupemec/PI.
A base pública é constantemente alimentada com os indicadores de retorno dos consumidores com sugestões e reclamações. Com isso, o consumidor pode verificar e consultar na plataforma informações de empresas que obtiveram os melhores índices de solução e satisfação no tratamento das reclamações, e aquelas que responderam às demandas nos menores prazos, entre outros aspectos, de forma inteiramente on-line e gratuita.