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Empresas e consumidores podem resolver demandas na plataforma consumidor.gov.br

Vívian Oliveira
Vívian Oliveira
Plataforma Consumidor (Foto: Reprodução/Gov)
Da assessoria do TJPI

Qualquer empresa ou cidadão(ã) que deseja resolver conflitos relacionados ao consumo de forma rápida, sem burocracia, sem nenhum custo financeiro às partes e com possibilidade de resolução em até 10 dias úteis devem se cadastrar na plataforma consumidor.gov.br

Um serviço público que permite o relacionamento direto, por meio da internet, entre consumidores e empresas para soluções de conflitos, antes de entrar com processo na Justiça.

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Na plataforma, empresas interessadas na resolução de seus litígios devem efetuar seu cadastro para se relacionar com os consumidores. Em todo o país, já são 1.162 empresas  e 3.651.823 usuários cadastrados.

O site já finalizou 5.279.052 reclamações em todo o país. No Piauí, o total de reclamações finalizadas corresponde a 63.590.  

“É uma alternativa mais célere e menos burocrática e evita um processo judicial, que, consequentemente, demanda mais tempo para resolver o problema”, ressaltou Leila Medeiros, servidora do Nupemec/PI.

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A base pública é constantemente alimentada com os indicadores de retorno dos consumidores com sugestões e reclamações. Com isso, o consumidor pode verificar e consultar na plataforma informações de empresas que obtiveram os melhores índices de solução e satisfação no tratamento das reclamações, e aquelas que responderam às demandas nos menores prazos, entre outros aspectos, de forma inteiramente on-line e gratuita.

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