A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará, na próxima segunda-feira (16), às 10h, o encerramento do curso Conhecer Acessível: Teorias e Práticas da Inclusão. Os palestrantes Romeu Sassaki, doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Marcos Pellegrini, professor e consultor em Tecnologias Assistidas e Políticas Inclusivas, falarão, respectivamente, sobre “Inclusão: por onde podemos trilhar” e “A dicotomia entre o simples e o complexo nas atividades diárias”.
O encontro acontecerá on-line no canal da Enfam no YouTube.
Retrospectiva
O curso foi idealizado pela Enfam e teve apoio da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr) e da Rede de Acessibilidade. As palestras foram destinadas a magistrados e a servidores das escolas judiciais e das de magistratura dos tribunais federais e estaduais. Também foram realizados três workshops que buscaram informar e sensibilizar sobre a causa da pessoa com deficiência (PcD).
Durante os encontros, especialistas apresentaram práticas voltadas à inclusão na busca conjunta da implementação de uma política de acessibilidade nas escolas judiciais e nas de magistratura. A ação educativa trouxe experiências acessíveis e inclusivas que foram discutidas como prática educacional e encaminhadas como exemplos mais amadurecidos de inclusão para difusão como aprendizado organizacional.
Participaram da formação magistrados de todos os tribunais do país e membros de todas as escolas judiciais. As palestras estão disponíveis no canal da Enfam e podem ser acessadas por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto.
Os temas
As 20 palestras contaram com os principais recursos de acessibilidade digital, entre elas intérprete de libras, legendas abertas e audiodescrição. Todas estão disponíveis numa playlist no YouTube da Enfam:
Relatos de uma deficiência – Ethel Rosenfeld (professora especializada na Educação de Pessoas com Deficiência Visual);
Política de acessibilidade para a pessoa com deficiência – Marta Gil (socióloga e consultora na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência).
Radiografia da educação brasileira: por uma escola justa – Pedro Demo (sociólogo)
A experiência com selo digital de acessibilidade – Cid Torquato (ICom Libras)
Panorama do Judiciário – Felipe Resende Sabino (servidor do Conselho Nacional de Justiça)
A inclusão na perspectiva da arte – Fernando Kimura (professor convidado da ESPM)
A construção da Rede de Acessibilidade na Administração Pública – Valéria Ribeiro (servidora do Tribunal de Contas da União) e Adriana Jannuzzi (servidora da Câmara dos Deputados)
Novas mídias e identidades – Luís Mauro Sá Martinho (professor de Comunicação da Casper Líbero)
Corpos e mídia – Norval Baitello Júnior (professor de Comunicação da PUC/SP)
O que é deficiência – Izabel Maria de Loureiro Maior (professora de Medicina da UFRJ)
A luta histórica da pessoa com deficiência – Emílio Figueira (psicólogo e jornalista)
Empatia como prática: quem cabe no seu todos? – Claudia Werneck (escritora e jornalista. Fundadora da ONG “Escola de Gente”)
Juízos sobre educação inclusiva – Maria Teresa Eglér Mantoan (professora de Educação da Unicamp)
Sustentabilidade e acessibilidade – Jorge Amaro Bueno (especialista em Políticas Públicas)
Desenho Universal – Rodrigo de Camargo Credidio (Goodbros Acessibilidade)
Gestão da acessibilidade – Manuel Augusto Oliveira Aguiar (consultor de Acessibilidade e Inclusão)
Tecnologias assistivas – Andrea da Silva Miranda (professora de Educação da Universidade Federal Rural do Amazonas) e Guilherme de Azambuja Lira (consultor da Tecassistiva)
Como pensar as acessibilidades – Libras, audiodescrição e legendas – Patrícia Tuxi (professora de Linguística da UnB); Helena Santiago Vigata (professora de Tradução da UnB), Vera Lúcia Santiago Araújo (professora de Linguagem da UECE)
O olhar profissionalizante do Senai – Adriana Barufaldi (especialista em Psicopedagogia)
As experiências das APAEs – Emprego assistido – Cecília Gomes Muraro Alecrim (psicóloga e educadora)
Programa transversal da UFMG – Teresinha Cristina da Costa Rocha (professora de Educação da UFMG)